Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 445

Amanda

Amanda

Iniciante DIVISÃO 1 , Cabeleireiro(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 20 abril 2016 | 07:59

Bom dia! Estou abrindo um salão de beleza e gostaria de saber se posso contratar uma pessoa de 16 anos para trabalhar de manicure, de forma autônoma, pois ainda não posso assinar carteira. Obrigada!

ERÔ SOUZA

Erô Souza

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 20 abril 2016 | 08:08

Bom dia.

O menor não pode ser autônomo, tem que ser feito um contrato de aprendizagem e ainda precisa observar se este tipo de função é permitida para o menor.

Taise Coelho

Taise Coelho

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 20 abril 2016 | 08:17

Olá, bom dia!

Acima dos 16 anos o trabalho é autorizado desde que não seja no período da noite, em condição de perigo ou insalubridade e desde que não atrapalhe a jornada escolar.

No entanto, se o jovem com mais de 16 anos não tiver carteira assinada ou estiver em situação precária, ele entra nos números de trabalho infantil e ilegal.

A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de trabalho para menores de 14 anos. O trabalho a partir dos 14 anos é permitido apenas na condição de aprendiz, em atividade relacionada à qualificação profissional.

Espero ter ajudado!

Att,
Taise Coelho

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.''

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade