Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 570

Adiantamento 13º.

Marcio

Marcio

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 9 anos Sexta-Feira | 22 abril 2016 | 17:55

Olá, boa tarde.

Pesquisei antes aqui, mas não sanei minha dúvida.

Um funcionário se afastou em 15/03 por doença. A empresa quer adiantar o 13º dele agora em abril, mesmo ele já estando afastado apenas esperando a perícia.

Como eu disse, não foi feita a perícia ainda. Não há previsão de retorno.

Como eu faço o cálculo?

Integral, 50% do salário do mês de março.

Ou proporcional 50% dos 03/12 avos que ele já trabalhou?

Agradeço antecipadamente a atenção de todos.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Sábado | 23 abril 2016 | 09:30

Marcio, bom dia.
Eu faria proporcional, isso porque não se sabe quanto tempo irá ficar afastado, e além disso o decimo terceiro pago pelo INSS pode ser deduzido pela empresa.
O calculo ficaria assim

Decimo Terceiro =((salario/12)*3)*50%

Quando esse empregado retornar ao trabalho peça a ele o holerite do ultimo mês de afastamento pelo INSS, neste constará o valor do INSS pago pela previdencia referente ao décimo terceiro e a empresa pagará normalmente e deduzirá no holerite o valor pago pela previdencia, exemplo (supondo que ele fique afastado por 06 meses), ou você mesmo pode imprimir pelo site do INSS, mas tem que imprimir no ultimo mês de afastamento, após o sistema não mais permite.

Salario = 1.500,00

Decimo Terceiro = 1.500,00
Adiant Dec Terceiro = 150,00 (50% de 03 avos com salario de 1.200,00)
Dec.Terc.pago INSS = 600,00 (considerando o salario de beneficio 1.200,00)
INSS s/13º = 72,00
Liquido = 678,00

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade