x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 934

Justa causa via processo administrativo

Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 4 maio 2016 | 08:03

Bom dia a todos !

Um colega me procurou e me expôs sua situação : ele foi demitido com justa causa via processo administrativo de uma fundação pública onde foi admitido via concurso.Segundo ele começou a ser perseguido após se negar a assinar uma prestação de contar com a qual ele não concordava.E culminou em sua saída após uma guia de INSS recolhida a maior após não ter sido enviada pelos responsáveis do DP.
Minha questão é : quais os requisitos mínimos a serem preenchidos para que seja feita rescisão com justa causa via processo administrativo ?

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
Everton da Rosa

Everton da Rosa

há 9 anos Quarta-Feira | 4 maio 2016 | 08:48

Jessé,

Embora esse não seja um assunto deste fórum, vamos fazer umas ponderações?

Ele foi demitido sem ter levado nenhuma outra punição anterior? O caminho normal é: advertência + suspensão + demissão, no mínimo.

Ele está em estágio probatório? Como está a avaliação dele?

Houve sindicância para apurar se a responsabilidade pelo recolhimento a maior era realmente dele?

Se o processo administrativo já foi encerrado, a única coisa que ele pode fazer é procurar um advogado e ingressar judicialmente pleiteando a anulação do processo a a reintegração.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 4 maio 2016 | 08:57

Jessé César Pinto, concordo com o Everton da Rosa.

O caminho normal é: advertência + suspensão + demissão, no mínimo.

Acho que ele deve procurar um advogado.

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 4 maio 2016 | 09:10

Jessé César Pinto,

Aconselho seu colega procurar um advogado trabalhista e reunir todas as provas possíveis a favor dele, pois pra se demitir por justa causa tem algumas regras na quais os colegas citaram acima.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

há 9 anos Quarta-Feira | 4 maio 2016 | 09:15

Ele já procurou um advogado.
Pra mim o caso do recolhimento a maior foi meramente uma desculpa para se desfazerem dele pois o mesmo não concordava com diversos fatores na fundação, o erro do recolhimento a maior pode ser retificado e compensado na guias seguintes.
Ele me procurou pois eu tive os mesmos problemas,fui contador no mesmo local por nove meses, quando tive uma oportunidade de trabalho na cidade onde resido e pedi para sair.
Eu me antecipei aos problemas e queria ter ciência melhor de qual o processo normal para instauração de um processo administrativo.Ele solicitou meu testemunho,não sei o quanto isso pode realmente ajudá-lo.

Jessé César Pinto
 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

há 9 anos Quarta-Feira | 4 maio 2016 | 09:52

Caros colegas,

Como bem disse o Everton, não houve advertência, suspensão, etc? Um simples processo administrativo por conta de responsabilidade por emissão de guia de inss com valor a maior, não justifica uma justa causa e se quem emite a guia(no caso em tela) é o DP, fica mais fácil para a defesa da pessoa.

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

há 9 anos Quinta-Feira | 5 maio 2016 | 17:12

Não tem nenhuma justificativa plausível para o que aconteceu, um advogado independente ao constituído pelo funcionário desligado analisou a defesa e disse que ele tem grande chances de derrubar o processo administrativo.Eventualmente eu posso ser chamado como testemunha para citar as condições inviáveis para o trabalho.

Jessé César Pinto
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 5 maio 2016 | 18:33

Jessé César Pinto,

Que bom que vai dr certo, mais não resta duvidas que esse caso foi levado mais para o lado pessoal que profissional.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

há 9 anos Sexta-Feira | 6 maio 2016 | 08:19

Daniel Albuquerque
Certamente foi algo pessoal, agora ele deve buscar seus direitos como está fazendo e confiar na justiça.

Jessé César Pinto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade