Cibele Felix da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia,
Está correto eu descontar o imposto de Renda do funcioário na folha de pagamento e no vale?
Qual o embasamento legal disso, e como faço para fazer o cálculo.
Grata
Cibele
respostas 3
acessos 428
Cibele Felix da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia,
Está correto eu descontar o imposto de Renda do funcioário na folha de pagamento e no vale?
Qual o embasamento legal disso, e como faço para fazer o cálculo.
Grata
Cibele
Luana Cosmo
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. PessoalCibele, bom dia!
Este artigo pode lhe ajudar:
www.abelman.com.br
Boa leitura!
Anderson Vicente Possebon
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)A Instrução Normativa 1.500 de 2014 em seu artigo 58 cita que a retenção do imposto ocorrerá por ocasião de cada pagamento. Sendo assim deverá observar na data do pagamento do vale e do salário, se está sujeito a retenção ou não.
No primeiro pagamento, por exemplo dia 05, deverá aplicar a tabela de forma direta (com possíveis deduções). No segundo pagamento ao funcionário no dia 20, deverá aplicar novamente TODO o valor pago a este funcionário no mês, e na sequência deduzir o que foi retino na primeira oportunidade.
O adiantamento de rendimentos correspondentes a determinado mês não está sujeito à retenção, desde que os rendimentos sejam integralmente pagos no próprio mês a que se referirem, momento em que são efetuados o cálculo e a retenção do imposto sobre o total dos rendimentos pagos no mês.
Exemplo, vale dia 15 e o pagamento dia 30. Nesta situação a retenção total ocorrerá dia 30. Art. 63 da mesma norma.
Cibele Felix da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a) Luana Cosmo
E como eu sei qual o valor que devo descontar no vale e no pagamento?
Base de cálculo do IR do dia 5 = R$ 6.122,55
IRRF sobre o pagamento do salário R$ 568,99
Adiantamento dia 20 = $ 1.785,00
Base do IR para o IR do adiantamento = R$ 7.907,55 (R$ 6.122,55 + 1.785,00)
Cálculo
R$ 7.907,55 (soma do dia 5 + dia 20)
- R$ 513,01 INSS
- R$ 379,18 Dependentes (2)
= R$ 7.015,36 Base de cálculo do IR
x 27,5% alíquota
= R$ 1.929,22
- R$ 869,36 dedução
= R$ 1.059,86 IRRF devido
- R$ 568,99 RETIDO NO PAGAMENTO
= R$ 490,87 A SER RETIDO NO ADIANTAMENTO
Grata
Cibele
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade