x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 495

MAICON ANDRÉ FERREIRA

Maicon André Ferreira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 13:07

Olá, boa tarde senhores (as).

Tenho um problema e preciso de sugestões.

Se eu tenho um funcionário que está trabalhando na empresa á 9 meses, e ele falta várias vezes durante o mês e coloca sempre atestado; eu teria algum motivo para demiti - ló sem justa causa?

Fico no aguardo..

Aline

Aline

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 13:19

Mas temos que tomar cuidado, mandar um funcionário embora por estar "indo" ao médico, ou doente.

Isso pode acarretar um processo por parte do mesmo.

Ontem é história,amanhã é mistério,e hoje é uma dádiva.Por isso se chama PRESENTE.
Rafael

Rafael

Ouro DIVISÃO 3
há 9 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 13:20

Bom dia Maicon !

Esta questão é totalmente interpretativa, onde no meu ponto de vista deve-se analisar 2 fatores:

1º estas faltas (atestados) são de fatos necessários, ou seja o funcionários realmente está passando por problemas de saúde ou é algo que ele está utilizando para faltar e consequentemente forçar uma demissão ?

2º Caso os atestados sejam por real necessidade e o funcionário tenha potencial, veste a camisa da empresa, será que não vale tentar uma conversa para entender a situação e buscar melhoria ?

Caso a empresa chegue na conclusão que não tem interesse e que tais atestados são abusivos, sem duvidas se torna um motivo.

Vale lembrar que a empresa não precisa de 'motivos' para demitir funcionário SEM JUSTA CAUSA, oque diferencia para casos de DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA que DEVE-SE ter um motivo grave e provas.

Espero ter ajudado.

Abcs,

''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''
Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 9 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 14:17

Boa tarde.

Concordo plenamente e achei fantástica a explicação do Rafael.

Saliento que para demissão sem justa causa não é preciso ter um motivo. Se a empresa decidir que quer demitir demite e pronto.
Precisa-se motivo para demitir com justa causa.

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 14:28

Maicon André Ferreira,

complementando a resposta do colega Rafael, procure o funcionário verifique o real motivo de tanta falta e encaminhe o mesmo para o medico do trabalho, agora se a empresa não quiser fazer esse procedimento e so demitir sem justa causa.

Ou verifique se a soma dos atestados medicos ultrapassa os 15 dias dentro de um periodo de 60 dias, e encaminhe para o inss, segue abaixo o link que fala sobre o assunto;

www.empresario.com.br

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 16:50

Isabela Gomes

Na verdade não necessariamente mesmo CID, mas mesma doença.

Uma doença pode acarretar diversas consequências ao organismo, que poderão ter CID diferentes.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade