x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 4.512

Diferença de DSR após Dissídio

Eva Galvão

Eva Galvão

Bronze DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 8 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 10:15

Prezados
preciso de uma ajuda rápida. Tivemos que aplicar dissídio esse mês e estamos pagando os retroativos de dissídio.
Estou com dúvidas sobre o calculo da diferença de DSR sobre dissídio. No meu entendimento a empresa deve diferença sobre DSR nas médias para os funcionários, mas a contabilidade que nos atende disse que o DSR para fins de pagamento de diferenças de médias de dissídio não é aplicado.
Meu entendimento:
sobre o calculo de DSR é : Valor de Hora Extra Novo (porque o dissídio foi aplicado)/ dias uteis*domingos e feriados - Valor de Hora Extra antigo/ dias uteis* domingos e feriados
Entendimento da contabilidade:
Mesmo valor de DSR que foi pago ao funcionário no mês de pagamento. Ou seja, a contabilidade entende que o DSR não muda.
Alguém poderia me ajudar porque isso muda todas as médias de diferença de férias e rescisões por exemplo.
Muito obrigada.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 14:07

Eva, boa tarde.
Vamos supor que o dissidio foi em Março, mas somente agora em Maio que foi divulgado, exemplo 9%
Holerith de Março/2016

Horas Trabalhadas = xxhs ...R$ 1.300,00
DSR ..R$ 200,00
Bruto ... 1.500,00

A diferença a ser paga será da seguinte forma
Holerith de Junho/2016

Horas Trabalhadas .......R$ xxxx
DSR ....xxxx
Diferença do Dissidio mês Abril ...R$ 135,00 (1.500 x 9%)
Diferença do Dissidio mês Maio .. R$ xxxxx

Eva Galvão

Eva Galvão

há 8 anos Quarta-Feira | 8 junho 2016 | 12:08

Oi Carlos
Você saberia me dizer porque a contabilidade que nos atende está dizendo que o DSR deve ser pago sobre o valor fixo e não variável?
Porque na tabela de média para o pagamento da diferença de férias eles não atualizaram o valor do DSR. Eles colocaram o valor antigo e me informaram que a diferença de DSR não deve ser atualizada quando refere-se a diferença da média de férias.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 8 junho 2016 | 12:56

Eva, boa tarde.
E dificil de entender o pessoal da contabilidade, eu se estivesse em seu lugar pediria a eles em que lei eles estão se baseando.
Em seu relato você não mencionou férias.
Como você está falando em férias, precisa verificar quando iniciou as férias e quando e o dissidio.

Exemplo
Supondo que as férias iniciaram em 20.02.2016 à 20.03.2016 e o dissidio foi a partir de Março, então os dez dias de fevereiro não terá correção, ai sim a media de DSR sobre esses dias não serão corrigidos.
Precisa verificar.

Me informe o periodo das férias e quando foi o dissidio.

Eva Galvão

Eva Galvão

há 8 anos Quarta-Feira | 8 junho 2016 | 15:34

Oi Carlos.
sim concordo plenamente com o seu raciocínio.
o período de férias é pós dissídio.
para mim o ajuste do DSR deveria ter ocorrido porque o valor da Hora Extra Mudou.
Mas vou fazer o que sugeriu, perguntar qual o embasamento na lei.
obrigada pela ajuda.

Diferença de DSR após Dissídio - Departamento Pessoal e RH

Visitante não registrado

há 8 anos Quarta-Feira | 8 junho 2016 | 16:16

Eva Galvão

Todos os valores referentes a remuneração devem ser ajustados inclusive a diferença de horas extras e o DSR sobre as mesmas....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: