Everton Marins de Oliveira
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. PessoalBom dia.
Estou querendo tirar a seguinte duvida uma empresa pode solicitar a certidão de antecedentes criminais para contratação de empregados poderiam me passar a base legal.
respostas 3
acessos 1.232
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. PessoalBom dia.
Estou querendo tirar a seguinte duvida uma empresa pode solicitar a certidão de antecedentes criminais para contratação de empregados poderiam me passar a base legal.
Rafael
Ouro DIVISÃO 3Documentos Proibidos
Quanto aos documentos que não podem ser exigidos, vale ressaltar a proibição contida na Lei nº 9.029/95 de adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso a relação de emprego, ou sua manutenção.
Podemos, portanto, destacar alguns documentos que é vedada a exigência quando da contratação de empregados, a saber:
Comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade;
Certidão de que não possui processo trabalhista ajuizado (certidão negativa trabalhista);
Certidão negativa da SERASA, do SPC e assemelhados ou dos cartórios de protestos;
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. PessoalEstava pesquisando sobre o assunto e vi que alguns juízes em processos sobre a solicitação desta certidão foram a favor da empresa.
Rafael
Ouro DIVISÃO 3Veja Everton
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade