x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 917

Dias trabalhados

Silvia Soares dos Santos Ricardo

Silvia Soares dos Santos Ricardo

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 24 junho 2016 | 09:44

Bom dia,
Estou com uma dúvida em relação ao cálculo dos dias trabalhados no mês de admissão de um funcionário, por favor, conto com a ajuda de vocês.
O mês de maio por exemplo tem 31 dias, supondo que nesse determinado mês eu contratei dois funcionários, um no dia 2 e outro no dia 16, para cálculo de folha de pagamento sempre é considerado 30 dias no mês, independente da quantidade de dias que o mês tenha, porém, nesse caso específico devo considerar 30 ou 31?
Tenho essa dúvida porque dependendo da quantidade de dias que eu considerar, dará um cálculo diferente, conforme informado abaixo:

1 - Funcionário que entrou no dia 2:
a) Se eu considerar 30 dias, ele terá para receber 29 dias;
b) Se eu considerar 31 dias, ele terá para receber 30 dias;

2 - Funcionário que entrou no dia 16:
a) Se eu considerar 30 dias, ele terá para receber 15 dias;
b) Se eu considerar 31 dias, ele terá para receber 16 dias;

Qual a opção correta desse cálculo?

Caso saibam o artigo que trata e determina a forma correta, por favor, serei muito grato se mencionar.

Desde já, agradeço muito pelo apoio.

Abraço,
Silvia.

Rafael

Rafael

Ouro DIVISÃO 3
há 8 anos Sexta-Feira | 24 junho 2016 | 09:52

Bom dia Silvia!

Nestes casos, contabiliza-se os dias trabalhados, se o mes tem 31, contará até o 31º dia. Diferentemente de quando é com base no mês cheio (admissão no 1 dia do mês), independente se o mês tiver 28, 29 ou 31 dias, pagará sobre 30 (base de calculo).

Quanto ao embasamento, vi que tem uma sumula, porém não localizei. Vamos aguardar para ver se algum membro do fórum tem.

Abcs!

''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade