André Santos
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa noite pessoal.
Sou Contador e sempre trabalhei em empresas, nas áreas Contábil, Fiscal e Controladoria. Minha experiência com Departamento Pessoal é apenas de fazer a folha de pagamento de um cliente particular que atendia enquanto trabalhava em outras empresas como empregado e também de acompanhar o setor de DP enquanto era Controller da empresa que eu trabalhava.
No ano passado resolvi abrir meu escritório contábil, e pela pouca experiencia em DP é o que mais estou tendo dificuldades. Por isso peço desculpas pelas perguntas meio básicas, mas vou contar com ajuda dos amigos que possuem mais experiência nesta área.
Estou com uma dúvida:
Um funcionário de um cliente teve filho neste mês e questionou sobre o salário família. Sei que para ter direito o funcionário tem que cumprir aqueles requisitos que a lei pede, mas estou na dúvida sobre como dar legalidade ao processo.
1 - O funcionário entregando todos os documentos para ter direito ao beneficio, eu precisarei entregar estes documentos ao INSS? Ou apenas faço o pagamento em folha e compenso na SEFIP?
Ou seja, seria necessário algum cadastro perante ao INSS para ele receber o beneficio, ou a própria empresa fica responsável por validar os documentos entregues?
Agradeço muito a ajuda de vocês desde já.
Obrigado.
André Santos.