x
2016-07-14T11:53:52-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 4.156

Calculo para previsão do valor de aposentadoria

há 4 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 11:53

Bom dia,

Tenho um cliente que gostaria de se aposentar aos 65 anos , no momento atual ele tem 60 anos.

Fui ate o Inss e pedi o extrato do cnis, com todas as contribuições da vida dele, ele tem alguns meses em aberto e gostaria de fazer a contribuição

Mais minha duvida e a seguinte como calcular qual o valor que ele recebera quando se aposentar?

e existe alguma tabela que eu possa lançar as contribuições futuras para ter uma previsão do valor que ele recebera aos 65 anos quando se aposentar ??

Consultor Especial
há 4 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 12:44

Emerson, boa tarde.
O calculo do valor da aposentadoria, e o seguinte;
- salario de contribuição de Julho/94 até a data do pedido, considera-se 80% das maiores contribuições, depois de corrigida tira-se uma média, no qual e limitado ao teto previdenciário, se;
a) aposentadoria for por tempo de contribuição, homem - 35 anos, mulher 30 anos, depois aplica o Fator Previdenciário, conforme a idade e o tempo de contribuição;
b) Se for por idade, homem 65 anos e mulher 60 anos, precisa ter no mínimo 15 anos de contribuições, e não aplica-se o fator previdenciário.

No site do inss (http://www.inss.gov.br), do lado esquerdo da tela acesse TODOS OS SERVIÇOS, e depois procure SIMULAÇÃO,
Neste existe dois tipos de simulação, um para calculo do tempo de contribuição e outro para o valor do beneficio.

Com relação aos recolhimentos não efetuado, antes de recolher, sugiro que consulte o INSS, isso para que o seu cliente não seja prejudicado, recolhimento em atraso em alguns casos (maioria) tem particularidade/restrição.

TENTE ESSE LINK IRÁ DIRETO PARA A SIMULAÇÃO, OK.

http://sipa.inss.gov.br/sipainss/pages/conrmi/conrmiinicio.xhtml

(caso não consiga acessar o link, então acesse o Google e digite - aposentadoria por idade como calcular o valor, acesse o primeiro simulação do calculo da renda mensal)

há 4 anos Segunda-Feira | 18 julho 2016 | 14:35

Obrigado pela resposta,

mais pelo link da simulação no site do inss , so consigo calcular qual seria o salario no atual momento,

oque eu gostaria de fazer e calcular o seria uma provisão futura da aposantadoria

exemplo:

no atual momento o calculo da aposentadoria e de R$ 2.080,00

se ele contribuir pelo o teto nos proximos 5 anos, o valor sera de R$ 4000,00

há 4 anos Segunda-Feira | 18 julho 2016 | 14:57

Ele no caso tem 60 anos , a previsão e que ele se aposente aos 65 anos

a duvida que ele tem e a seguinte se vale a pena ele contribuir esses proximos cinco anos pelo teto, se fazendo isso tera um aumento significativo no valor a receber

Consultor Especial
há 4 anos Segunda-Feira | 18 julho 2016 | 15:02

Emerson, e difícil responder, quando vc fez a simulação saiu dois valores, um com o fator previdenciário acredito que seja esse de 2.080,00 e um outro que e acima desse valor, esse e sem o fator previdenciário no qual ira receber após 65 anos de idade.
O que ele pode fazer e agendar junto ao INSS e verificar se eles podem calcular por quanto tempo ele terá que recolher e qual o valor a recolher para que tal média chegue nesse valor que ele pretende.

há 4 anos Segunda-Feira | 18 julho 2016 | 15:17

Emerson, boa tarde.
Como o colega acima citou, é dificil calcular uma provisão para os valores de aposentadoria, visto que, o salario minimo muda todo ano com base na inflação (que neste momento é cada vez mais instável) e, as contribuições e o teto do INSS são com base no salario minimo.
Contudo, temos também o fator previdenciário e o INSS não sabe quantos meses seu cliente vai efetivamente contribuir, pois pode ser que o mesmo esqueça de recolher algumas contribuições e isso afetará o calculo do valor a receber.

Portanto, informe a ele este impedimento e, acorde com ele em efetuar uma provisão semestral, trimestral ou ate mesmo mensal, de acordo com o que ele queira; mas provisão, ainda mais de tanto tempo, é um pouco dificil.

Desculpe nao poder ajudar.

Patrícia Gonçalves
Perita-Contadora | Tributarista
instagram: paatgoncalves
Consultor Especial
há 3 anos Segunda-Feira | 14 agosto 2017 | 15:29

Maria das Graças, boa tarde.
Se ele contribui para o INSS (brasil) sim, além disso e precisa verificar no INSS, (abaixo), se tem direito de incluir as contribuições feita em seu pais de origem.

http://www.previdencia.gov.br/2016/02/sp-inss-garante-direito-a-brasileiros-e-estrangeiros/

http://www.previdencia.gov.br/a-previdencia/assuntos-internacionais/assuntos-internacionais-acordos-internacionais-portugues/

(o link acima são os acordos internacionais entre Brasil x (outros paises).

ok

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.