x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.113

SEFIP - Compensação (desoneração + créditos anteriores)

Fernanda Mendes

Fernanda Mendes

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Administrativo
há 8 anos Quinta-Feira | 28 julho 2016 | 09:21

Bom dia!
Procurei em diversos tópicos, mas não encontrei nada semelhante ao meu caso, também fiquei confusa sobre para qual tópico reportar minha pergunta.
Segue se poderem me ajudar ficarei imensamente agradecida desde já.

Estou retificando a Gfip de uma empresa onde está dando um débito a pagar, porém essa empresa possui créditos anteriores, estou muito confusa sobre de que forma fazer esse abatimento, segue o caso:

Obs: A empresa possuia retenções em NF e também participava obrigatoriamente da desoneração.
Competência: 01/2014
INSS segurado: R$ 666,21 / INSS patronal: 1.541,35 / RAT: 209,48
Guia total: R$ 2.417,04
Retenções NF: R$ 864,02 / Desoneração: R$ 1.541,35
Lançando o valor da desoneração no campo compensação, a empresa ficou com um saldo devedor de:
R$ 11,67
Porém a empresa possui créditos anteriores, por exemplo do mês 01/2013 ela possui um crédito de R$ 997,32, eu poderia utilizá-lo para compensar esse débito de R$ 11,67?

Poderia ser dessa forma:
Em compensação:
Campo valor colocaria: R$ $ 1.553,02 (desoneração + 11,67 que peguei do crédito de 01/2013).
E no campo período colocaria: inicial: 01/2013 / final: 01/2014.

Minhas dúvidas:
1. Posso agora em uma retificação, fazer essa compensação, que não foi feita na época própria?
2. Esses 11,67 de um crédito anterior que estou utilizando deve ser atualizado?
3. Posso juntar em compensação, valor de desoneração atual com crédito anterior?
4. Em período está correto? Da a impressão que estou utilizando créditos da competência de 01/2013 a 01/2014 e não 01/2013 e 01/2014.
5. Ou eu não deveria lançar em compensação essa desoneração atual (01/2014) e só utilizar créditos anteriores (do ano de 2013 por exemplo)?

Desde já agradeço a atenção.
Fernanda.

Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 8 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 16:20

Respostas:
1) pode sim
2) créditos deveriam ser atualizados, mas quando eu faço aqui, não atualizo, lanço exatamente o valor
3) Pode juntar
4) sim, não temos como informar de forma diferente
5) Faça um controle de todo o crédito que a empresa tem com os devidos meses e faça as compensações.

Visitante não registrado

há 7 anos Quinta-Feira | 27 julho 2017 | 10:20

Fernanda e Olga, bom dia!

Também faço minhas compensações/saldo de retenções dessa forma, mas sempre fico com receio de problemas futuros. Vocês continuam a fazer assim? Tiveram algum problema com certidão negativa de débitos?
Ah, por favor possuem uma planilha especifica, uso uma, mas todo mês acho que devo mudar algo, rsrs.
Desde já obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade