x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 481

Média de horas extras a 50 e 100% para calculo de 13° salari

ARTHUR FREITAS MOZER LEAL

Arthur Freitas Mozer Leal

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 1 agosto 2016 | 13:13

Olá amigos tudo bem ? Bom me chamo Arthur Mozer sou técnico contabil e atuo mais na area fiscal do que pessoal, ate por isso eu resolvi fazer um curso de Departamento pessoal no SENAC RIO para me especializar também na area do DP. Pois bem, estou com uma duvida quanto o calculo do 13° salário de um funcionário (fictício) que recebe R$ 1.342,00, nao possui periculosidade nem insalubridade, e que trabalhou 12/12 avos no ano, portanto ele tem direito ao 13° integral.
Meu professor disse no trabalho que este funcionário teve uma média anual de 16:00 horas extras a 50% e 13:00 horas extras anuais de 100%.
Como eu realizo este calculo? Outra pergunta existe calculo de DSR anual tambem?

Agradeço a todos pela atenção..

Um abraço!

Rafael

Rafael

Ouro DIVISÃO 3
há 8 anos Segunda-Feira | 1 agosto 2016 | 13:32

Arthur Freitas Mozer Leal, Boa tarde!

O calculo será sobre o valor auferido de comissão no mês e não sobre a qtde de horas, salvo nos casos de horistas e estipulados por CCT (convenção coletiva de trabalho).

Primeiramente você deverá analisar a cct para identificar como determina-se a forma do calculo quanto á avos. Se será sobre 12/12 avos ou menos, agora se for um funcionário por fora sem segmento de sindicato, aplica-se a media dos 12 últimos meses.

Quanto ao dsr (Descanso Semanal Remunerado) o calculo é simples. Veja:

A integração das horas extras no descanso semanal remunerado, calcula-se da seguinte forma:
somam-se as horas extras do mês;
divide-se o total de horas pelo número de dias úteis do mês;
multiplica-se pelo número de domingos e feriados do mês;
multiplica-se pelo valor da hora extra com acréscimo.

Após identificar o parametro do calculo e o dsr, basta somar todos proventos, neste seu caso Hora Extras + DSR S/ HE e dividir pela quantidade de meses aplicaveis, seja 12 ou o que determinar em cct.

''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade