x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 530

Folha de pagamento - Comércio varejista RJ

Maiccon Correa

Maiccon Correa

Bronze DIVISÃO 3
há 8 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 13:22

Prezados colegas,

Minha dúvida é sobre a Folha de pagamento de comercio varejista RJ.

Não sei se estou fazendo corretamente, pois andei lendo as convenções do SINDILOJAS RJ e me surgiu dúvidas em relação as horas extras e o DSR.

Como meu cliente é varejista em shopping não sei se terá hora extra trabalhada no domingo, porém sei que no feriado a hora extra é 100% (de acordo com as convenções).
Já o DSR não sei se incluo as comissões, pois o salário é misto (salario base +comissões), e na verdade não sei se o funcionário recebe o DSR, já que a folga é em escala.
Peço a ajuda de vocês como devo fazer a folha de pagamento.
Segue as informações:
Salário base: R$ 976,00
Comissão do mês: R$1.225,00
Desconto vale transporte: 6%
Dias uteis: 22
Domingos: 4
Feriados: 4

De qualquer forma agradeço a oportunidade!

margarida Pirres

Margarida Pirres

Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 14:55

Maiconn
DSR é a sigla para Descanso Semanal Remunerado, ou seja, é o valor pago pelo dia do seu descanso. Todos tem direito, mas para os trabalhadores que recebem salário fixo, o DSR já vem incorporado no salário. Como eu calculo o DSR?O DSR tem que ser calculado pelos comissionistas, da seguinte forma: Comissões mensais / 25 X dias de folgas e feriados Por exemplo: R$2.500,00 / 25 = 100 X 5 (2 domingos + duas folgas na semana + 1 feriado) = R$500,00.
O DSR sobre as horas extras acompanha o mesmo raciocínio: Valor das Horas Extras mensais / 25 X dias de folgas e feriados. Por exemplo: R$500,00 / 25 = 20 X 5 (2 domingos + duas folgas na semana + 1 feriado) = R$100,00 .
Ou seja no seu exemplo:
Salário base: R$ 976,00
Comissão do mês: R$1.225,00 +DSR 445,45( 1225,00/22*8+445,45).
Espero ter ajudado.

Margarida Pirres.
Encarregada Dpto Pessoal
47991337181
Email:[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade