Grazielle Vieira um bom dia!
Bem vinda ao fórum contábeis!
Solicitar demissão durante licença maternidade Funcionária em licença maternidade manifestou desejo não mais trabalhar na empresa, poderá solicitar demissão de imediato?
Ressaltamos que a licença-maternidade trata-se de norma de cunho protetivo a direito indisponível da trabalhadora recepcionada pela atual Constituição, que consagra o direito dos 120 dias (artigo 7º, inciso XVIII) Artigo 7º, inciso XVIII da Constituição Federal/88: “
Art. 7º - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: ... XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;...” Destarte, o entendimento jurisprudencial não tem visto com “bons olhos” o pedido de demissão durante o período da licença maternidade, justamente por se tratar de uma norma de ordem pública, gerando dúvidas quando o pedido se dá justamente quando a empregada tem assegurada a sua estabilidade de emprego. JURISPRUDÊNCIAS:
“LICENÇA MATERNIDADE - PEDIDO DE DEMISSÃO - PRESUNÇÃO. Fere o princípio de razoabilidade e, de resto, despiciendo de valor, o pedido de demissão de gestante em pleno gozo de licença maternidade, máxime quando paira dúvidas sobre a credibilidade de tal documento. Prevalece no caso a presunção de que houve dispensa.
Ref.: Art. 7º, XVIII, CF/88. (MINAS GERAIS. Tribunal Regional do Trabalho. 3ª Região. 4ª Turma. Processo n.º RO - 3982/90. Juiz Relator: Benedito Alves Barcelos. DJMG: 13.09.1991)”.
Feitas as considerações supra e em resposta objetiva ao presente questionamento, recomenda-se que a empresa entre em contato com a empregada de modo que a licença maternidade seja usufruída na sua integralidade e, somente ao final desta, que seja manifestada a intenção de romper com o
vínculo empregatício.
FONTE: Consultoria CENOFISCO
clique aquiEspero ter ajudado..