Ana Andrade, boa tarde.
E uma situação delicada, eu sugiro a você que faça uma visita ao empregado levando uma carta onde autoriza que seu pai a receber o seu pagamento.
Nunca se sabe se o mesmo(empregado) autorizou, no caso, o seu pai para receber o seu pagamento.
Já passei por isso, e expliquei ao empregado que é uma norma da empresa por causa de uma possível auditoria, e como sabemos auditor vai solicitar a carta do empregado autorizando um dos familiares a receber o pagamento.
A carta de autorização ficaria assim
Eu, (nome do empregado), registro/chapa (tal), venho através desta autorizar meu Pai (fulano de tal) portador do R.G. nº tal, a receber junto a empresa onde trabalho (nome completo da empresa) meu pagamento salarial do mês de Agosto de 2016, isso porque me encontro internado e sem condições de comparecer na empresa/banco.
Se ele não tiver condições de assinar, peça para que alguém que esteja no quarto acompanhando assinar como testemunha onde ele autorizou.
Sei que é chato fazer isso, mas e por questões de segurança e além disso quando há uma auditoria/fiscalização TALVEZ eles peçam essa autorização.
Agora cabe a empresa se irá ou não fazer.
Caso a empresa não queira fazer essa declaração, então faça um recibo normal mencionando que o pagamento salarial foi pago em cheque/dinheiro ao Sr. .........pai do empregado, onde o mesmo assina.
Agora se o empregado depois questionar depois............