x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 14

acessos 113.409

Funcionário afastado pelo INSS pode pedir demissão?

Donald Lisiac

Donald Lisiac

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 8 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2016 | 15:51

Olá!

Sou Donald e estou afastado pelo INSS devido a uma cirurgia que fiz. Já estou recuperado e pronto para trabalhar, mas como o meu atestado era de 30 dias, a empresa me afastou pelo INSS e devido ao agendamento só daqui um mês vou poder fazer a pericia. A minha dúvida é: Tenho uma nova proposta de emprego e gostaria de pedir demissão, mas pesquisando não encontrei uma informação precisa explicando se eu posso solicitar a demissão para começar na nova empresa. É possível que eu me demita e assuma o novo emprego?

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 8 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2016 | 16:14

Ola,

Se voce ja está de alta medica pode sim, sem problemas.

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2016 | 16:50

Boa tarde, Donald e José Cisso!

Aqui no escritório, nós entendemos que o funcionário não pode pedir demissão, uma vez que apresentou à empresa, um atestado de 30 dias; ou seja, está inapto ao trabalho e c/ o contrato suspenso.

Mas alguns colegas começaram a adotar o procedimento abaixo, quando começou a demora no agenamento da perícia do INSS:

1-) Solicita a alta médica do médico do funcionário.
2-) Encaminha p/ o Exame Médico de Retorno c/ o médico do Trabalho.
3-) Se os 2 médicos o considerarem apto, ele retorna ao trabalho, recebendo o salário normalmente. Neste caso, pede demissão.
4-) E no dia da perícia, ele informa que já retornou, juntamente com as 02 altas médicas.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2016 | 17:13

Donald Lisiac

O atestado de 30 dias já terminou? Se sim vc pode fazer o exame de retorno ao trabalho e se der apto pode pedir conta sem problemas.

No dia da pericia vc vai, leva o atestado médico e o exame de retorno ao trabalho que o INSS só irá lhe pagar apenas 15 dias.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 8 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2016 | 08:51

Boa tarde, Donald e José Cisso!

Aqui no escritório, nós entendemos que o funcionário não pode pedir demissão, uma vez que apresentou à empresa, um atestado de 30 dias; ou seja, está inapto ao trabalho e c/ o contrato suspenso.

Foi exatamente isso que eu disse.

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Jessyca

Jessyca

Diamante DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 13 março 2017 | 14:03

Boa tarde,

Um funcionário que está mais de 1 ano afastado pelo INSS deve retornar dia 31/03/2017 e já informou a empresa que não pretende voltar a trabalhar, como foi acidente de trabalho ele teria a estabilidade mais como é pedido de demissão ele perde o direito a estabilidade certo? E também não teria verbas rescisórias a receber?

“...carpe diem, quam minimum credula postero"

http://spedconsultoria.com.br/
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 13 março 2017 | 14:15

Jessyca

No pedido de demissão feito à mão ele deve mencionar que está ciente que estará abrindo mão da estabilidade acidentária.

Na rescisão pagará apenas férias se tiver...

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Jessyca

Jessyca

Diamante DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 13 março 2017 | 14:28

Karina Louzada,

Ele tinha 09 meses quando sofreu o acidente de trabalho, agora com 1 ano e 10 meses de empresa o afastamento pelo INSS termina dia 30/03/2017, sendo assim estes 9 meses de férias antes do afastamento ele perdeu também?

Você teria um modelo da carta de pedido de demissão que ele deveria fazer?

“...carpe diem, quam minimum credula postero"

http://spedconsultoria.com.br/
Salmo Oliveira

Salmo Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 13 março 2017 | 14:45

Olá, Jessica

Ele perde as férias integral sim, e o pedido de demissão você não pode fornecer para o empregado. pois, ele pode dizer diante da Justiça que foi a letra dele mais a empresa induziu ele a escrever. Sendo assim, aconselho a você falar para ele pegar o modelo na internet pois no futuro ele pode dar dor de cabeça para seu cliente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade