
Rafael Brandão
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. PessoalÉ necessário o ASO de retorno ao trabalho da empregada afastada por licença maternidade? Existe alguma exigência para o retorno?
respostas 10
acessos 7.769
Rafael Brandão
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. PessoalÉ necessário o ASO de retorno ao trabalho da empregada afastada por licença maternidade? Existe alguma exigência para o retorno?
Jéssica Finsterbusch Eleuterio
Prata DIVISÃO 3 , Analista Recursos Humanos Rafael Brandão, boa tarde
Sim, é necessário fazer exame de retorno ao trabalho sempre a o colaborador ficar de licença médica por mais de 30 dias.
Graciane Vitorino
Prata DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal Na Minha opinião não seria um ASO e sim o exame de Retorno ao Trabalho que é a análise clínica do paciente que o médico realiza para ele poder retornar ao seu trabalho, após um período de afastamento igual ou maior a 30 dias. Já o ASO é o Atestado de Saúde Ocupacional que será emitido pelo Médico do Trabalho após a realização de todos os exames inerentes a cada função. O ASO é o atestado que define se o funcionário está apto ou inapto para retornar ao trabalho na empresa.
Quem deve realizar o exame de Retorno ao Trabalho?
Todos os trabalhadores que ficaram ausentes por período igual ou superior a trinta dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.
Lourival Dorow
Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Recursos Humanos Graciane Alves , da na mesma.
Atestado de retorno ao trabalho e ASO são a mesma coisa. O Atestado de Saúde Ocupacional define se o funcionário está apto ou inapto à realização de suas funções dentro da empresa. Geralmente é feito por medico do trabalho.
A cada exame realizado, (admissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional), o médico emitirá o ASO em duas vias.
E Rafael Brandão, precisa fazer para todo funcionário com afastamento do trabalho por 30 dias ou mais, inclusive para retorno de licença maternidade!
Rafael Brandão
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. PessoalObrigado Jéssica Finsterbusch, Graciane Alves, Lourival Dorow pelas respostas. Poderiam me passar a base legal que cita sobre a necessidade do ASO por afastamento superior a 30 dias?
Lourival Dorow
Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Recursos HumanosNR 7 clique aqui
Gizele Rodrigues Souza da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeBom dia, estou com uma duvida em relação ao exame de retorno de uma funcionária que saiu de licença maternidade apos o termino da licença que se dará no dia 03/05/2017 ele entrará de ferias no dia 04/05/2017 a pedido da mesma.
Neste caso ela fará o exame no dia 04/05/2017 ou apos retorna das férias uma vez que as férias se da no dia posterior assim ela não esta retornando a empresa?
Lourival Dorow
Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Recursos Humanos Gizele Rodrigues Souza da Silva bom dia.
Para que a funcionária entre em gozo de férias, ela precisa retornar para a empresa (não se pode entrar de férias estando afastado). E para que ela retorne à empresa precisa fazer o Exame de Retorno. Logo, o exame deve ser feito no dia 04/05/2017.
Gizele Rodrigues Souza da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeObrigado Lourival já passei por uma situação parecida porém o sindicato da categoria me informou que bastava ela mandar uma carta para a empresa requerendo as férias, ai onde está minha duvida se ela vem para fazer o exame antes ou depois das férias.
Lourival Dorow
Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Recursos HumanosSim, por isso que tem que fazer antes das férias. Pois para entrar em férias ela precisa retornar da licença... E retornando da licença ela precisa fazer o exame!
Andrei Marteli
Iniciante DIVISÃO 1 , Engenheiro(a) Seg. do TrabalhoOlá, o entendimento é que a mãe precisa estar apta para tirar férias.
Por exemplo, se ela sofrer depressão pós parto o atestado pode estender além dos 120 dias e ela não poderia iniciar as férias no período combinado antes da licença maternidade.
At.
Andrei Marteli
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade