Olá André,
Tenho 2 casos parecidos, as funcionárias são de outro estado.
Quando assumi o setor, quatro anos atras e verifiquei as pastas, localizei apenas atestado simples, informando doença não ocupacional e cirurgia.
Ocorre que, a mesma já esta afastada a 9 anos, fui com procuração da empresa ate a previdência e fui informada que, primeiramente era um descaso da empresa em não ter o básico das informações como o número de protocolo do benefício, em contra-partida, eu não poderia conseguir esta informação com o órgão porque seria invasão ao estado de saúde da mesma, apenas confirmaram que estava viva e recebendo auxílio doença.
Resumindo, constam na folha como afastadas pelo INSS, porém não temos nem informação de qual o motivo ou estado.
A outra funcionária: sofreu acidente e carro num passeio o que a deixou com problemas na coluna, ficou afastada, voltou, afastou, teve pedido indeferido, recorreu, afastou e liberaram.
Neste tempo, mais ou menos 3 anos, ela resolveu que não queria mais trabalhar, como a empresa não deu a dispensa, causou transtornos internos e voltou a apresentar atestado, foi afastada, disse que o advogado orientou que não passasse o n. do beneficio, última vez na empresa em abril.
OK, chegando novembro, ela entra em contato querendo o décimo, informei que não teria pela empresa, só então ela informou que, foi indeferido o pedido em maio e que, optou por não recorrer!
Após verificações no INSS, foi demitida por justa causa, entrou contra a empresa e perdeu.
Fica complicado como empresa ter acesso a informações que são consideradas pessoais, mas pelo menos uma vez, a justiça entendeu o lado da empresa.
Att.
Angel