x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 361

Afastamento por licença Medica (INSS)

ANDRE COSTA MARSCHHAUSEN

Andre Costa Marschhausen

Iniciante DIVISÃO 1 , Engenheiro(a) Civil
há 8 anos Terça-Feira | 20 setembro 2016 | 09:38

Bom dia!

Tem um funcionário na empresa em que trabalho que está de licença médica desde 07/07/2014. A empresa não consegue mais contato com o mesmo, gostaria de saber como que pode ser feito para descobrir se o funcionário segue em licença pelo INSS ou se foi negada a renovação em pericia, aonde busco essa informação? É dever do funcionário entregar na empresa o comunicado comprovando que ele esta em licença ou que foi renovada? Caso o funcionário não envie o comunicado de renovação e a empresa não consigo contato com ele mais, pode ser dado abandono de emprego?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 20 setembro 2016 | 09:52

Andre Costa Marschhausen

Vc pode ligar no 135 e com os dados do funcionário conseguirá informações sobre o benefício dele, se ainda está ativo, data final, se há perícia agendada etc.

Eu não espero a boa vontade deles em trazer os documentos não, acompanho pela internet no site da previdência ou pelo telefone mesmo.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Sandra

Sandra

Prata DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 8 anos Terça-Feira | 20 setembro 2016 | 14:30

Olá André,

Tenho 2 casos parecidos, as funcionárias são de outro estado.
Quando assumi o setor, quatro anos atras e verifiquei as pastas, localizei apenas atestado simples, informando doença não ocupacional e cirurgia.
Ocorre que, a mesma já esta afastada a 9 anos, fui com procuração da empresa ate a previdência e fui informada que, primeiramente era um descaso da empresa em não ter o básico das informações como o número de protocolo do benefício, em contra-partida, eu não poderia conseguir esta informação com o órgão porque seria invasão ao estado de saúde da mesma, apenas confirmaram que estava viva e recebendo auxílio doença.
Resumindo, constam na folha como afastadas pelo INSS, porém não temos nem informação de qual o motivo ou estado.
A outra funcionária: sofreu acidente e carro num passeio o que a deixou com problemas na coluna, ficou afastada, voltou, afastou, teve pedido indeferido, recorreu, afastou e liberaram.
Neste tempo, mais ou menos 3 anos, ela resolveu que não queria mais trabalhar, como a empresa não deu a dispensa, causou transtornos internos e voltou a apresentar atestado, foi afastada, disse que o advogado orientou que não passasse o n. do beneficio, última vez na empresa em abril.
OK, chegando novembro, ela entra em contato querendo o décimo, informei que não teria pela empresa, só então ela informou que, foi indeferido o pedido em maio e que, optou por não recorrer!
Após verificações no INSS, foi demitida por justa causa, entrou contra a empresa e perdeu.
Fica complicado como empresa ter acesso a informações que são consideradas pessoais, mas pelo menos uma vez, a justiça entendeu o lado da empresa.

Att.

Angel

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade