x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 3.986

Previdência RETROATIVA vale a pena?

ANDRE LOPES

Andre Lopes

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 25 maio 2009 | 15:19

Venho pedir (perguntar) se vale a pena contribuir com a previdência.
Parece que com a INFORMATIZAÇÃO a coisa ficou mais transparente, rápida e eficiente. Parece que apenas com o bilhete de identidade e visita agendada VC vê toda sua situação no monitor, rápido e sem BURRO-CRACIA.
Estou muito animado. Iludido ou não gostaria de perguntar se:
1) Existe previdência RETROATIVA?
2) Se existe retroativa até QUANTO TEMPO? Tem gente que fala 3 (três) meses, tem gente que fala 12 (doze), tem gente que fala até 5 (cinco) anos e tem gente que dá o prazo limite do ano de 1999.
3) Existe também retroativa na previdência PRIVADA?
Faço estas perguntas pois só agora começo a ganhar salário de HOMEM e não de ADOLESCENTE.
Sou AUTÔNOMO, gostaria de ter contribuído antes, mas só agora (repito) começo a ganhar o "suficiente" (entre aspas, sim).
Peço que me ajudem a fazer o que é melhor.
Obrigado.

Tópico movido por Ricardo C. Gimenez para esta sala em 25 de maio de 2009 às 16:15:26.

G. Alves

G. Alves

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 25 maio 2009 | 22:07

Prezado Andre,
Não é possível recolher Inss na condição de autônomo retroativo. O que pode ocorrer é quando o trabalhador autônomo vem recolhendo, devidamente registrado na Prefeitura da cidade como autônomo e deixa de recolher, só que neste caso o autônomo é devedor para com a Previdência Sociao, é está obrigado a fazer tais recolhimentos. Me parece que não o seu caso, pois pelo que entendi você nunca recolheu como autônomo e nem tem o respectivo registro de autonomo junta a Prefeitura Muncipal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade