x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 498

Licença Maternidade x Auxílio Doença

Suenne Santos

Suenne Santos

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2016 | 14:09

Amigos,

Estou com uma dúvida.

Uma funcionária grávida e por questões de saúde, teve que sair de auxílio doença com 4 meses de gravidez. Recebeu auxílio doença até a data prevista do parto. Após o parto, fez para perícia e o perito do Inss a informou que a empresa deveria coloca-la de Licença maternidade, mas que concederia mais 5 meses de auxílio. Explicou que o Auxílio doença ficaria suspenso enquanto eu estivesse de Licença Maternidade e ao término dela ele voltaria a valer. (Foi em outra agência do INSS confirmar essa informação e também liguou para o 135, e a informação que recebeu foi a mesma).
Pois bem, a empresa onde ela trabalha DESCONHECE esse procedimento e alega que ela não tenho direito nenhum a licença maternidade.
Gostaria de saber se ela faz jus ao recebimento da Licença Maternidade? Procuramos um advogado, que não soube nos informar, mas disse que cabe ingressar com uma ação pedindo esse valor, no caso de rescisão.

"A verdadeira maneira de se enganar é julgar-se mais sabido que outros."
CLEBER AURI QUIALE TALPO

Cleber Auri Quiale Talpo

Bronze DIVISÃO 1 , Não Informado
há 8 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2016 | 14:23

A segurada em gozo de auxílio-doença terá o benefício suspenso administrativamente enquanto perdurar o salário-maternidade, devendo o benefício por incapacidade ser restabelecido a contar do primeiro dia seguinte ao término do período de 120 (cento e vinte) dias, caso a data de cessação de benefício - DCB tenha sido fixada em data posterior a este período, portanto como o auxilio doença era por 150 dias, ela teria que ter recebido os 120 dias pela licença maternidade e mais 30 dias de auxilio doença.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade