x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 329

Seguro Desemprego

Rômulo Castro

Rômulo Castro

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 11:40

Pessoal, bom dia!

Emiti automaticamente, pelo meu sistema de folha, três requerimentos de seguro desemprego e, só depois de exportado para o Ministério do Trabalho, é que me dei conta de que um dos requerimentos era de um funcionário com apenas quatro meses de casa, ou seja, não faz jus ao seguro desemprego.

No site do MTE eu não encontrei nenhuma opção de cancelamento. Esta opção existe? Ou, se eu simplesmente não entregar o formulário para o funcionário demitido, fica tudo certo?

Desde já agradeço a ajuda inestimável dos colegas do portal!

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 11:57

Bom dia Rômulo!

Salvo engano, mesmo o funcionário tendo apenas 04 meses de empresa, se ele foi dispensado sem justa causa, a empresa tem que fornecer o formulário para ele.

Att,
Pammela

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
Rômulo Castro

Rômulo Castro

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 12:04

Boa tarde Pammela,

Agradeço seu retorno, mas ainda que esteja requerendo pela 3ª vez (ou superior), o funcionário não teria que ter trabalhado um período mínimo de seis meses? Ou mesmo tendo trabalhado menos eu terei que fornecer o formulário pra ele?

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 13:03

Rômulo Castro boa tarde!

Na situação apresentada a empresa deveras fornecer o requerimento ao trabalhador, o requerimento não garante o direito ao beneficio, o agente que jugará mediante analise da situação em que se encontra o trabalhador perante o MTE, lembrando que ele pode fazer soma de tempo de serviço. Ao fornecer o requerimento a empresa cumpre com sua parte, é interessante informar ao trabalhador que o requerimento não garante o beneficio, ele tem que ir a um posto do MTE/SINE.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 13:09

Rômulo, mesmo assim você deve entregar o requerimento ao funcionário.
Até mesmo em caso de fiscalização, se junto aos documentos rescisórios não tiver o recebi do requerimento pode gerar algum transtorno para a empresa.

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade