x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 4.835

Funcionário falta, mas a pensão alimentícia esta sendo desco

FRANCIELE

Franciele

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 17:53

boa tarde!

estou com o seguinte problema...

uma empresa tem um colaborador, que esta faltando direto (alcoólatra).
aparece a cada 30 dias (1 ou 2 vezes).

primeiramente, poderia ser enviado/demitido por abandono de emprego... mas não é o caso aqui (tem muitos anos de casa e a empresa não quer sacanear, somente porque o funcionário esta passando por uma fase ruim)

segundo, como este funcionário tem obrigação de pagar a pensão alimentícia, como a empresa deve proceder com a folha aparecendo zerado pelas faltas...
no atual momento referente a pensão o irmão do funcionário tem pagado a pensão, para não ocorrer atrasos.

mas, o que pode ocorrer com a empresa, pelo simples fato de estar descontando em folha... se o irmão resolver abandonar e não auxiliar mais...

qual é o procedimento correto a seguir?

espero que eu tenha conseguido me expressar... e fico no aguardo de uma ajuda...

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 17:59

Franciele

Normalmente a base de cálculo é o rendimento liquido, após os descontos legais como INSS e IR. Se ele faltou o mês todo, logo não terá saldo a receber, não existindo base de cálculo para gerar o desconto da pensão.

Alcoolismo é considerado doença, ele deve procurar um médico e tentar afastar pelo INSS para se tratar.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade