x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 14.401

Disponibilização de contracheques a funcionários desligados

David Ferreira

David Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2 , Desenvolvedor
há 8 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 10:16

Bom dia, pessoal.

Fui desligado de uma empresa já cerca de 3 anos atrás.
Hoje em dia, estudando sobre pagamento de horas extras, 13º salário, DSR, salário variável e afins suspeito que a empresa não me pagou devidamente todas as verbas no qual eu tinha direito.

Como não tenho mais os contracheques daquela época pensei em solicitar a empresa todos os meus contracheques e ponto eletrônico para uma análise detalhada.
Minha dúvida é: A empresa é obrigada a disponibilizar esses documentos? Ou eu teria que entrar com uma ação junto ao MTE para ter acesso a esses comprovantes?

Se ela for obrigada qual a lei me ampara, para que eu possa fazer a solicitação?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 10:32

David, bom dia.
Pela legislação o ex-empregado tem até dois anos para reclamar na J.Trabalho os últimos 5 anos, no seu caso que já se passaram 03 anos, infelizmente você já perdeu/passou o prazo.

meusalario.uol.com.br

Agora com relação a copia dos contracheques ligue na empresa quem sabe, caso contrário consulte o m.trabalho.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 10:32

David Ferreira

Se por acaso houver realmente alguma divergência vc teria o prazo de 02 anos para entrar com processo na justiça contra a empresa e como vc menciona que saiu há 3 anos o prazo expirou.

Consulte um advogado antes de solicitar à empresa esses documentos.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade