x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 790

Motorista S/ Habilitação

NIVALDO PEREIRA DA SILVA

Nivaldo Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 1 , Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 29 maio 2009 | 10:35

Será que podem me ajudar?

Na semana passada o caminhão da transportadora foi roubado e junto com o caminhão estavam os documentos do motorista, desde então ele não está trabalhando. A empresa pode descontar este dias dele ou terá que pagar até que a 2º via da habilitação esteja pronta.

obrigado!

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 17 anos Sábado | 30 maio 2009 | 03:26

Nivaldo, o vínculo do empregado permanece inalterado, ele não se ausentou do trabalho por vontade própria, o impedimento do trabalhador para as condições ideais de trabalho correram por força maior. Sugiro contatar o Sindicato da categoria laboral o quanto antes no intuito de evitar maiores danos a empresa e ao trabalhador (evitando ações trabalhistas futuras).

valdemir jacon

Valdemir Jacon

Prata DIVISÃO 3 , Programador(a)
há 17 anos Sábado | 30 maio 2009 | 07:01

Eu n unca vi isso acontecer, mas acredito que a empresa deverá sim pagar os dias que o funcionario não estiver dirigindo por falta da carteira, o que pode ser feito é colocar ele temporariamente em outra função.

Isto porque ele foi roubado quanto estava trabalhando, se houver algum tipo de desconto e o funcionario for na justica a empresa correrá um risco muito grande de perder a causa

Agora se o funcionario simplesmente não compareceu a empresa para trabalhar dando a desculpa que esta sem a carteira ai sim eu acho que poderá ser dado falta a ele, mas é bom confirmar isso com um advogado, pois o funcinario pode alegar mais pra frente que foi a empresa que pediu para que ele ficasse em casa

Editado por Valdemir Jacon em 30 de maio de 2009 às 07:02:28

Valdemir
https://www.fxsistemas.com.br
Automação Contábil
G. Alves

G. Alves

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 17 anos Domingo | 31 maio 2009 | 00:07

Prezado Nivaldo,
Se não existe nenhuma norma da empresa por escrito e assinada pelo motorista de que os documentos pessoais devem ser mantidos sob sua guarda e responsabilidade, penso que os dias não trabalhados no caminhão devem ser pagos pela empresa pelo simples fato do mesmo estar a disposição da empresa para executar outros trabalhos.
Como sugestão: poderá ser colocado em férias, caso não se tenha outra atividade para esse motorista.
Sds. Gélio

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies