x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 3.705

Contagem de tempo para aposentadoria

Walter Barbosa

Walter Barbosa

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 10 junho 2009 | 08:06

Caros colegas, peço um auxílio. Fui procurado por um advogado que gostaria de me passar o trabalho de contagem de tempo para aposentadoria de seus clientes. Nunca atuei nessa área. Podem me informar se há algum programa que o faça ou algum link, ou livro onde eu possa aprender? Se alguém faz esse trabalho pode me informar como é a entrega do trabalho ao advogado? Muito agradecido.

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 10 junho 2009 | 10:48

Walter, nesse link da previdência há uma simulação para contagem do tempo de serviço. Tente verificar se pode ser útil para você.

Editado por Caroline Lima em 10 de junho de 2009 às 10:48:46

Walter Barbosa

Walter Barbosa

há 15 anos Quarta-Feira | 10 junho 2009 | 12:10

Olá Caroline, agradeço a ajuda, de fato eu já conhecia esse link, mas esta simulação parece que não é completa, já que contempla somente os prazos inicias e finais do registro de trabalho, acho que o resultado apurado aí não deve ser o que o advogado quer, sabe, na verdade eu acho que é muito simples entrar nesse link fazer a simulação, entregar para o advogado e receber por isso, eu penso, prá que ele vai me pagar para isso, se ele mesmo pode fazer, né? Acho que deve ter algo mais completo, por isso pedi ajuda dos colegas. Obrigado pelo apoio querida, se souber de algo mais por favor me avise, eu agradeço muito.

Walter Barbosa

Walter Barbosa

há 15 anos Quinta-Feira | 18 junho 2009 | 10:09

Caroline, obrigado pelo apoio. Pelo que li trata-se de um modelo matemático, ou seja, pega-se todos os salários de contribuição e corrige-se, após isso faz-se a média dos 80% maiores salários de contribuição para apuração do valor, levando-se em consideração os casos de aposentadoria especial. Acho que é por aí, estou pesquisando.

Maria Darci dos Santos

Maria Darci dos Santos

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) Jurídico
há 15 anos Terça-Feira | 23 junho 2009 | 11:48

Bom dia!

Walter para o cálculo do te,po de contribuição se for para um caso que não tem insalubridade, a tabela que tem no site é a que o INSS considera. Fiz no site e agendei no INSS , o resultado foi o mesmo.

A pessoa pediu a carteira de trabalho e os meus carnês de pagamento, colocou os períodos de pagamento e registro e pronto. O INSS já tem a informação se a pessoa tem insalubridade ou especial, pois a empresa ou a contratante já comunica ao INSS esse dado, mas no seu caso, vc deverá verificar se a pessoa está enquadrado em algum cálculo diferenciado.

Às vezes as pessoas me procuram para efetuar esse cálculo e tem dado certo, mas é para os casos simples.

O segredo é conhecer as regras e as exceções, enfim, a legislação. O advogado que te procurou é da área previdenciária ou de outra área? Se for de outra, deve ser por isso que te procurou por desconhecer as informações necessárias.

Inclusive na época contratei uma pessoa para calcular o meu , me entregaram uma planilha desenvolvida por eles, mas com as mesmas informações a do INSS. Fizeram o cálculo até a Emenda constitucional 20/98 e depois até a lei 9876/99.

Espero ter ajudado.
Grata

Editado por Maria Darci dos Santos em 23 de junho de 2009 às 11:49:38

Walter Barbosa

Walter Barbosa

há 15 anos Terça-Feira | 23 junho 2009 | 19:38

Olá Maria Darci, me ajudou sim, bastante. Agradeço o tempo que vc. dispendeu para me ajudar, estou lendo a legislação e vou tentar montar uma planilha partindo daquela do site. Muito obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade