x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 13.206

Abertura de MEI para Pensionista

Guilherme Cassim Teixeira

Guilherme Cassim Teixeira

Bronze DIVISÃO 3 , Consultor(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 novembro 2016 | 16:35

Boa Tarde.
Estou tentando uma duvida, com relação a abertura de um MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL.
A minha cliente recebe aposentadoria do marido falecido, onde o mesmo era aposentado por Invalidez, sendo portanto uma pensionista.
no próprio site do portal do empreendedor localizei essa informação:

FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS PODEM SER EI?
Resposta:
Há previsão legal (Lei 8.112/90) proibindo ao servidor público em atividade de ser empresário, portanto, esta categoria não se enquadra como MEI.
Mas, se servidor público for aposentado, exceto por invalidez, poderá ser MEI. O pensionista se não for servidor público em atividade e não tiver aposentadoria por invalidez, poderá ser MEI, não há impedimento

no final diz que o PENSIONISTA se não for servidor publico em atividade e NÃO TIVER APOSENTADORIA por invalidez, me deixou confuso, uma vez que minha cliente recebe do marido falecido que era aposentado POR INVALIDEZ.
Alguém já fez ou sabe o risco que corro de fazer e minha cliente perder o beneficio?

Grato.

Grato.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 22 novembro 2016 | 16:51

Se ela for pensionista pelo INSS, nada impede de abrir uma empresa, mas se for Pensionista do Serviço Publico terá que checar junto ao Orgão que paga sua pensão, (existe algumas restrições).
Melhor maneira e consultar o orgão, caso receba pensão pelo setor Publico (federal, estadual ou municipal), para não ter nenhuma surpresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: