x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 5.842

Reabilitação INSS X Funçao X Salario

Jefferson Santos Costa

Jefferson Santos Costa

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 8 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2016 | 10:28

Olá amigos!!

Tenho uma duvida sobre um colaborador que esteve afastado e agora passou pela reabilitação profissional pelo INSS.

O colaborador trabalhava como Forneiro e recebia R$1182,00 mensais, so que pelo seu problema de saúde não poderá mais trabalhar na função, e a unica função que a empresa pode o reabilitar foi como Porteiro. Mais o salario é de R$ 880,00.

Tem algum problema em rebaixar o salario na nova função ?? Tenho toda a documentação do INSS referente a reabilitação.

Abraços !!

Visitante não registrado

há 8 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2016 | 10:36

Jefferson Santos Costa

O funcionário reabilitado não pode ter salario reduzido.... nenhuma vantagem dele pode ser tirada....

Jefferson Santos Costa

Jefferson Santos Costa

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 8 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2016 | 10:49

Olá Estefania.. Onde acho o embasamento legal disso ?? Eu ate perguntei o responsável do inss pela reabilitação sobre a função e salario e ele tinha me falando que o salario era de acordo a nova função que iria exercer ! Então ele me informou errado

Visitante não registrado

há 8 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2016 | 11:15

Jefferson Santos Costa

Inciso VI do artigo 7º da Constituição assegura a irredutibilidade do salário....

Bom se o motivo da reabilitação for acidente de trabalho, não há o que se comentar, visto que a empresa é a ''culpada'' pelo que ocorreu com o funcionário.

Existem algumas jurisprudências, alguns doutrinadores aplicam a irredutibilidade tanto em casos de acidente de trabalho, quanto a doenças seguindo o princípio que se foi acidente de trabalho a empresa foi culpada por não cuidar do trabalhador, e que em caso de doença não relacionada ao trabalho, ao fazer a redução salarial estaria neste caso sendo por discriminação....

Outros defendem que a empresa pode pagar o salario da nova função desde que o salario + o valor do beneficio sejam igual ou superior ao recebido anteriormente pelo funcionário.....

Eu recomendo então que verifique com o jurídico o que seria melhor a se fazer, na minha opinião a irredutibilidade salarial é o melhor caminho, visto que evita diversos transtornos futuros....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade