x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 431

retenção de IRRF S/ 13º

Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 09:53

Bom dia pessoal,
queria tirar uma duvida com vocês
estou fechando o 13º de uma empresa e alguns funcionários tiveram retenção de imposto de renda. Porém o valor destes funcionários daria em torno de 2 reais cada um. como devo proceder tendo em vista que ao longo do ano os funcionários não tem mais retenção e o valor destes funcionário somados daria 8 reais. Sei que pra declarar e emitir o DARF precisa ser maior de 10 reais, entao eu devo colocar 12 reais na guia ?

Atenciosamente.
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 10:56

Graciane, bom dia!
O valor mínimo para ser recolhido num darf é de R$ 10,00.
Tens duas opções: deixar esses R$ 8,00 para ser recolhido no próximo darf (0561), quando houver nova retenção de IRRF; ou fazer um darf de R$ 10,00 agora, ficando com um "crédito" de R$ 2,00 para ser compensado/restituído, ou "deixado para o governo"!

Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 11:02

Márcio Padilha Mello Perfeito, acho melhor fazer um darf no valor de 10 reais pois nao sei quando terá uma nova retenção de IRRF. Tenho uma outra duvida, se puder me ajudar. Uma das funcionárias que tem seu salário alto a nivel de retenção de IRRF não teve desconto. O salário dela é de 2.155,15 e a mesma tem esposo como dependente no sistema. isso influencia ?

Atenciosamente.
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 11:36

Graciane, concordo contigo, melhor fazer o darf de R$ 10,00 ...

Influencia sim.
Base de cálculo sem o dependente: R$ 2.155,15 menos R$ 193,96 (INSS) = R$ 1.961,19 (retenção IRRF = R$ 4,29)
Base de cálculo com o dependente: R$ 2.155,15 menos R$ 193,96 (INSS) menos R$ 189,59 = R$ 1.771,60 (abaixo do limite de isenção)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade