x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 23

acessos 3.704

Afastamento INSS

Joelma Conceição

Joelma Conceição

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 19 dezembro 2016 | 08:22

Bom dia!

Tenho um caso que o funcionário no dia 26/10/2016 foi afastado pelo médico com 30 dias de atestado por ter quebrado a clavícula
três horas após seu expediente de trabalho. Assim, após 15 dias (Contando do dia 26/10/2016) foi feito o requerimento do afastamento.
Queria saber qual dia devo colocar no meu sistema? Devo colocar dia 26? ou colocar o 15° dia contando do dia 26? ou colocar o
dia que foi feito o requerimento?

Vandro Fagundes

Vandro Fagundes

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 19 dezembro 2016 | 08:32

Jo bom dia,

No meu sistema eu coloco o 16º dia, exemplo:

Se o atestado do funcionário é a partir do dia 01/10 no sistema eu informo o afastamento e coloco a data de 16/10.

Eu uso o sistema Alterdata é 100%.

Espero ter ajudado.

Contabilidade Franco

Rua Misseno de Pádua 589 SL 307
Centro - Lavras/MG

Jakeline Rodrigues da Silva

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2017 | 12:04

Gente, preciso de ajuda..

Eu tenho um funcionário que recebeu atestado de 15 dias pois fez uma cirurgia e com ct no retorno vai ter q ficar mais tempo..
Trabalho numa contabilidade e o superior dele esta me perguntando se ja podemos marcar a pericia ou so comunicamos ao INSS..

Só que peço a ajuda encarecidamente de vocês pq NUNCA mexi em nada relacionado a isso. Estou totalmente perdida, nao sei nem o que responder pra ele.

Alguém pode me explicar o que devo fazer, tipo na pratica?

Marcar a pericia sei q consigo fazer isso no numero 135, agora o que significa comunicar ao INSS?
Eu tenho que esperar o cara refazer os exames pra fazer isso?
Gente me ajudem..estou totalmente perdida.

Taise Coelho

Taise Coelho

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2017 | 12:15

Você pode está marcando a pericia pelo site da Previdencia clique aqui , essa é a comunicação que irá fornecer ao INSS, entregue o formulario ao empregado, e depois aguarde o resultado da pericia.

Att,
Taise Coelho

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.''
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2017 | 13:40

Ele só tem 15 dias de atestado? Solicite o outro o quanto antes....

Veja as informações que precisa aqui: www.previdencia.gov.br

Não tem mistério, vc vai informar em seu sistema de folha o afastamento superior a 15 dias.

Vai agendar a perícia, preencher o requerimento de benefício que consta no link acima e orientar que no dia da perícia o funcionário leve todos os documentos pessoais, exames, atestados e laudos médicos.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

há 8 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2017 | 14:18

Taise e Karina, Obrigada pelos esclarecimentos.

Na verdade no atestado diz que ele ficara afastado 15 dias apos 17/01, ai tem um relatório medico dizendo que entre 18/01 a 19/01 ele passou por uma cirurgia e que a sugestão de afastamento é de 45 dias.
Acredito eu que terminando esse primeiro atestado de 15 dias ele irá retornar ao médico onde o médico irá dar outro atestado pra ele complementando esses 45 dias.
Deixa ve se entendi..a comunicação ao INSS que vou fazer é colocando no meu sistema da folha o afastamento..que quando for transmitir o fechamento da folha lá ira constar, correto?
Aí preencho o requerimento, marco a pericia e entrego tudo pra ele orientando dos devidos documentos e tals..é isso?
Como ele ainda nao passou no retorno, eu espero os 15 dias, ou ja posso fazer isso agora?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2017 | 14:20

Eu já agendaria o quanto antes, visto que esta demorando para conseguir data.....se vc já tem um laudo médico indicando mais dias de afastamento OK.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Bruna Sinhoretti

Bruna Sinhoretti

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Recursos Humanos
há 8 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 15:11

Boa tarde!!

Temos uma funcionária gestante, que trouxe 2 atestados (um de 6 dias e o outro de 10 dias) com o mesmo CID Z 35.0. Após o 15° dia, posso afasta-la pelo INSS? Como auxilio doença?
Obs: Ela esta no 8° mês de gestação e disse que não quer que o médico dê a licença maternidade no momento, ela quer esperar o máximo possível. Desta forma, o médico esta dando atestados "picados". Creio que depois deste de 10 dias, ela entregará outros...Como proceder?

Vandro Fagundes

Vandro Fagundes

há 8 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2017 | 07:54

Oi Bruna bom dia,

isso esta acontecendo com quase todas gestantes.

após o 16º dia tem que marcar a pericia no INSS para ela. A empresa só fica responsável pelo pagamento de novo atestado após 60 dias.

Dessa forma o INSS tem que pagar ela com os próximos atestados apresentado.

Abs.

Contabilidade Franco

Centro - Lavras/MG

Paulo Mendonça

Paulo Mendonça

Iniciante DIVISÃO 3 , Coordenador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2017 | 09:38

Bom dia. Srs. ( a )

Tenho uma cirurgia agendada para 09/02/17, para eu solicitar o agendamento junto ao site do INSS ou tel 135 tenho que ter o CID do procedimento e a carta ou somente com meus dados pessoais poderei antecipar o agendamento, haja visto que a demora pode levar mais de 01 mês pelo que me disseram.

Aguardo ajuda

Obrigado.

Thaís Nogueira

Thaís Nogueira

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2017 | 10:01

Bom dia,

Tivemos uma colaboradora desligada com Aviso Indenizado em 25/01/2017, ao encaminhar para o ASO Demissional o médico do Trabalho disse que só iria dar o posicionamento de apto ou não após alguns exames, O problema é que o prazo para pagamento da Rescisão seria hoje 03/02/2017, e os exames dela só chegam no dia 10/02/2017.
Seria a melhor solução, suspender a rescisão e a colaboradora voltar a trabalhar, já que não tem atestado que cubra esses dias?
Caso o médico considere inaptidão, o atestado para encaminhar para o INSS será de 10/02, e os dias que ela ficou sem trabalhar desde o afastamento?

Grata pela colaboração.

Vandro Fagundes

Vandro Fagundes

há 8 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2017 | 10:32

Paulo bom dia!

Você vai precisar de dados pessoais e do atestado médico. Eles não perguntam o CID. Mas precisa da declaração da empresa...

Mas fiquei em duvida com sua pergunta... vc é funcionário de empresa? Vc já tem o atestado médico? caso sim quantos dias??

Aguardo suas respostas para concluir minha ok.

Contabilidade Franco

Centro - Lavras/MG

Paulo Mendonça

Paulo Mendonça

Iniciante DIVISÃO 3 , Coordenador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2017 | 10:59

Bom dia. Sr. Vandro

Sim sou funcionário. Não tenho o atestado ainda somente o terei no dia seguinte a cirurgia. Possivelmente terei 90 dias para a recuperação, ou seja, 03 meses.

Se eu abrir pelo site tenho que anexar a declaração da empresa onde dirá que meu ultimo dia trabalhado 08/02 ?

Minha dúvida também é com relação aos 15 primeiros dias, se somente após passar estes dias que poderei agendar a perícia e a solicitação junto ao INSS.

Vandro Fagundes

Vandro Fagundes

há 8 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2017 | 11:13

Ok entendi.

No site e no 135 vão pedir os dados do funcionário e da empresa inclusive o último dia de trabalho mas, não tem que anexar nenhuma declaração.

A declaração você vai ter que levar no dia da perícia.

Sim, você só consegue agendar a partir do 16º dia, que no seu caso vai ser dia 24/02 sendo dia 08/02 o último dia de trabalho.

Não esquecer de entregar na contabilidade ou na empresa o atestado médico. Aqui solicitamos apenas uma cópia, para que o funcionário
leve o atestado original no dia da perícia.

Espero ter ajudado.

Contabilidade Franco

Centro - Lavras/MG

Visitante não registrado

há 8 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2017 | 11:25

Thaís Nogueira

Entendo que o melhor a se fazer seria:

Pagar a rescisão, fazer o depósito em conta da funcionária...

Após o dia 10.02 , caso ela esteja apta, basta prosseguir normalmente, não sei se tem que fazer a homologação dela, mas isso só é possível depois do atestado de aptidão....

Caso ela seja considerada inapta o correto, é pedir ao médico do trabalho o Laudo de inaptidão, quantos dias de atestado enfim, paga-se os 15 primeiros dias e depois encaminha ao INSS, nesse caso você irá cancelar a rescisão da funcionária e fazer sua reintegração...
Caso seja considerada doença do trabalho ela tem estabilidade, caso contrário após o retorno dela pode-se fazer novamente a rescisão, descontando os valores já pagos a ela...

Quantos aos dias, NÃO podem ser descontados, afinal não é culpa da empregada a situação que ocorreu, ela está a disposição da empresa aguardando a posição do médico.

há 8 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 11:59

Gente..eu marquei a pericia pro funcionário porem estou perdida com as datas para achar o ultimo dia correto trabalhado.

1º O primeiro atestado que ele me enviou foi em 17/01/2017. Dizendo que a partir daquela data (17/01) ele estaria se afastando por 15 dias.
2º Depois tenho um laudo medico dizendo que entre os dias 18/01 e 19/01 passou por uma cirurgia e sugerindo afastamento de 45 dias,
3º Depois possuo um outro laudo médio, este do médico do trabalho dizendo que ele está inapto para voltar ao trabalho de 31/01.

O ultimo dia de trabalho qual seria? 01/02/2017, é isso? Contei 15 dias a partir de 17/01.

Visitante não registrado

há 8 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 13:32

para achar o ultimo dia correto trabalhado.

Último dia TRABALHADO - é o último dia que o funcionário trabalhou ....

Vandro Fagundes

Vandro Fagundes

há 8 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 13:38

Jakeline boa tarde,

O último dia de trabalho do funcionário normalmente é um dia antes do 1º atestado. No seu caso acredito que seja dia 16/01/2017 ok!

Contabilidade Franco

Centro - Lavras/MG

Visitante não registrado

há 8 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 14:25

O INSS quer saber qual o último dia que o funcionário TRABALHOU na empresa...

Os 15 dias do Atestado ele NÃO está trabalhando, ele está de atestado sob responsabilidade de pagamento da empresa, (licença médica)...

Vandro Fagundes

Vandro Fagundes

há 8 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 14:34

Jakeline,

Isso mesmo. Se o atestado é com a data de 17/01 a data do último dia de trabalho é 16/01 e vc começa a conta os 15 dias a parir de 17/01 blzzz!

O INSS vai conferir a data informada pela empresa e a data que esta no atestado.

Contabilidade Franco

Centro - Lavras/MG

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade