x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 319

Funcionário afastado

Marcus

Marcus

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 20 dezembro 2016 | 15:04

Boa Tarde. A empresa na qual trabalho possui um funcionário que está internado na UTI sem previsão de alta. É sabido que a partir do 16º dia de afastamento, a empresa não tem mais a obrigatoriedade de pagar os salários, cabendo ao INSS essa função. A pergunta é: a empresa pode continuar pagando os salários do funcionário afastado sem dar entrada no INSS após o 16º dia? Visto que, é desejo da empresa amparar esse funcionário mantendo os vencimentos normais até sua recuperação ou, obrigatoriamente é necessário passar o caso para o INSS?


Grato pela atenção,




Marcus

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 20 dezembro 2016 | 15:45

Marcus

Eu considero essa atitude bem arriscada, visto que a empresa não tem previsão de quando ele terá alta e se por algum motivo a empresa precisar parar com essa ajuda será difícil, visto que ele não deu entrada no INSS e estará desamparado.

Uma alternativa é dar entrada no benefício normalmente e verificar no Sindicato uma forma legal de dar uma ajuda de custo mensal a este funcionário por um tempo, assim a empresa fica resguardada de qlq problema futuro.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade