x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 304

Décimo Terceiro

Claudinéa Ferraz

Claudinéa Ferraz

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 08:28

Bom dia,

Colegas

Aconteceu algo que para mim foi novidade e estou incomodada desde então. Vejam o caso:

Colaborador recebe salário e comissão e em agosto recebeu valor altíssimo de comissão.
No cálculo do adiantamento do décimo terceiro (pago em 30.11) esse valor entrou para a média do cálculo, elevando o valor da primeira parcela acima do valor do seu salário.
Ele não recebeu mais comissão e no cálculo da segunda parcela do 13° ele ficou com saldo devedor. Isso mesmo... porque pelo sindicato dos comerciários, consideramos a média apenas dos 3 últimos meses e a média da comissão dele foi baixíssima (porque não entrou o mês de agosto). Então o valor do salário mais a média (baixa) foi menor do que ele recebeu como adiantamento. Ainda sobrou um saldinho mas com o desconto do IR e INSS ele ficou devendo um valor considerável.

Gostaria de saber se isso já aconteceu com vocês.

Obrigada,

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 8 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 08:43

Ola Bom dia,

Comigo nunca aconteceu, mas isso ocorre devido a poucos meses para fazer a media, não acho isso correto pois onera sensivelmente o empregado, mas se na CCT está assim, então assim se faz ne, abraços

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 10:06

Claudinéa F Zenker

Realmente, pegar média só de 03 meses é bem pouco, normalmente consideram os últimos 06 pelo menos.

Sugiro entrar em contato com o Sindicato e explicar a situação, pois neste caso o funcionário saiu bem prejudicado...nunca vi 13° dar saldo devedor, isso é ilógico, sendo que deve ser um benefício ao trabalhador.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade