x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 420

Descanso Semanal Remunerado

André

André

Bronze DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 8 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 17:22

Boa tarde Colegas do Forum!


Sou responsável pelo DP de uma Industria de Beneficiamento de Borracha. Tendo em vista o aumento da produção, a empresa resolveu alterar o horário de trabalho de um certo setor da empresa. Hoje a jornada de trabalho é de 44 horas semanais, sendo trabalhadas 07:20 por dia de segunda a sábado . Com isso a empresa prefere que eles trabalhem no DOMINGO em troca do SÁBADO, ou seja, o Descanso Semanal passaria a ser aos SÁBADOS, lembrando que isso não ira se estender por toda a produção e sim somente para um setor, e também, levamos em consideração que essa troca não deve durar mais que 6 meses. A pergunta então é a seguinte: Perante a legislação, pode a empresa realizar essa troca, tendo em vista o não pagamento das horas dobradas no domingo???

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 17:31

André

A legislação prevê 1 folga na semana, preferencialmente aos domingos, não é obrigatório que seja aos domingos.

Entendo que esta mudança deverá ser feita mediante acordo com o Sindicato já que trata-se de alteração contratual. Creio que 1 domingo no mês deve ser respeitado para folga....

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 17:39

Complementando o que a colega Karina Louzada mencionou, a folga em 1 domingo a cada 7 semanas está previsto no art. 2 da Portaria n. 417/66, do Ministério do Trabalho.

Já tivemos um caso onde uma empresa foi autuada por causa de uma escala de trabalho que não obedecia essa regra, ou seja, era fixa, e determinado funcionário nunca folgava no domingo.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade