x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 3.672

RPA - Vários pagamentos dentro do mes

Cristiano Gatto Carraro

Cristiano Gatto Carraro

Prata DIVISÃO 1 , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2017 | 08:54

Bom dia amigos!

Estou com algumas duvidas a respeito do RPA:

1- Trabalho com vários professores que dão aulas no Fim de semana por uma media de valor, porem alguns dão aula todos os fim de semana. A minha duvida nesse caso é a seguinte, ja que li em um artigo, que eu não posso recolher mais que o teto na soma das 4 aulas de fim de semana.

Dando um exemplo, um deles ganha 2500,00 reais o fim de semana, no mes em media 10000,00 reais. (TABELA ANTIGA)

Evento Ref. Proventos Descontos
Salário Bruto - R$ 2.500,00 -
INSS 9,00% - R$ 225,00
IRRF 7,50% - R$ 27,82
Outros Descontos - - R$ 0,00
Totais R$ 2.500,00 R$ 252,82
Salário Líquido R$ 2.247,18

Posso fazer isso para os 4 meses ou o INSS quando chegar no seu total não poderá mais ser recolhido (soma de RPA no mes)?

Att.

Cristiano Gatto Carraro
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2017 | 12:49

Cristiano, boa tarde.
Pelo que relatou, a empresa fornece RPA por cada fim de semana trabalhada, certo?
Se positivo, o desconto do INSS terá que respeitar o teto previdenciário e além disso verificar com o professor e orientá-lo caso trabalhe em outro emprego, para que a soma de todos eles não ultrapassem o teto previdenciáriol
Com relação ao I.Renda, tera que recalcular sempre que emitir uma RPA, Calculando novamente e deduzindo o que já foi descontado na(s) rpa(s) anteriores.

Consultor Especial

há 8 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2017 | 14:03

Cristiano, não.
O INSS tem valor teto dentro do mês.
Já o I.Renda, não tem teto, soma-se todos os rendimentos dentro do mês, calcula, e depois deduz o valor já descontado.
Exemplo
1- RPA de 1.800,00 = isento
2 -RPA de 2.000,00 = (então soma-se as duas, calcular e desconta)
3 -RPA de 2.000,00 = (no item anterior aplicou o percentual de 22,5, e agora irá aplicar o percentual de 27,5, e depois de calculado deduz o valor do item anterior para pagto ao prestador, para recolhimento - darf - o valor será a soma do item 2 + 3)

Tudo dentro do mês, ok..

Consultor Especial

há 8 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2017 | 17:28

Cristiano, o melhor e fazer a dedução por RPA, assim evitará problema com fiscalização caso haja, isso porque vamos supor que a ultima RPA seja um valor que com o desconto o valor liquido seja zero ou negativo, ai ficará dificil de explicar tanto para o prestador de serviço quanto para uma fiscalização caso haja.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade