x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 333

Gravidez no Trabalho e A Opinião do Empregador

Flavia Sutto

Flavia Sutto

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2017 | 16:38

Boa Tarde!

Eu pesquisei na Internet e aqui no Fórum também algum tópico referente á Ética Profissional e gravidez no trabalho. E somente encontrei textos, tópicos e noticias de direitos trabalhistas.
Eu gostaria de conhecer dos colegas aqui em questão, da área de RH se alguém tem um explicativo que seja claro e até específico da Opinião do empregador sobre o tema citado. É claro que nós sabemos dos direitos trabalhistas quanto ao funcionário e não questiono quanto a isso. Mas gostaria de encontrar algum conteúdo a respeito da Opinião do Empregador quanto a isso. Não somente do prazo de experiência em si, mas também, no período profissional dentro de uma empresa.
Exemplo: funcionária entra em Maio de 2016, casa, e engravida antes de completar um ano.
É "antiético"? Qual a opinião do empregador numa situação deste tipo?

Grata!
Att. Flavia Sutto

"Minha fé é meu jogo de cintura!"

O Rappa
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2017 | 17:14

Flavia Sutto

Entendo que essa questão de opinião varia muito....tem empresas completamente "mente aberta" que aceitam muito bem e ainda trabalham em prol do bem estar do funcionário, como tbm existem empresas "mente fechada" que somente o fato da mulher ter idade fértil já é um empecilho na contratação apenas pela possibilidade de gravidez, outras já demitem direto quando a licença acaba já prevendo futura "dor de cabeça" com uma funcionária com bebe em casa, mesmo ela sendo uma boa funcionária.

Entendo que não há o que se falar em ética neste caso, ética condiz com o exercício correto da profissão em si e relacionamento saudável com colegas de trabalho....uma gravidez não deve interferir nesse sentido.

Outra questão é que uma gravidez não é algo 100% controlável né...quantas mulheres engravidam tomando anticoncepcional, usando camisinha, com DIU etc.

O que eu acho que acontece muito e que acaba por criar esse "medo" nas empresas é que muitas mulheres grávidas mudam de comportamento durante a gestação, causando problemas para a empresa, usando da gravidez como uma forma de obter vantagens e isso cria mesmo um receio no empregador, mesmo que psicológico. rsrs

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2017 | 17:23

Flavia Sutto boa tarde!

Concordo plenamente com o exposto pela amiga Karina Louzada que foi muito feliz em suas palavras!

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade