x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 904

Contribuição INSS Facultativo ou Contribuinte Individual?

Lorrayne Costa

Lorrayne Costa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 15:14

Boa tarde!
Tenho um caso de uma pessoa que nunca contribuiu com o INSS, e vai começar a contribuir agora, ela tem 55 anos de idade, e não tem comprovação de renda, é dona de casa. Ela vai contribuir sobre 11% do salário mínino, eu gostaria de saber se ela deve contribuir como facultativo (Código 1473) ou como contribuinte individual (Código 1163)?
Desde já obrigada!

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 15:42

Código 1473 – contribuinte facultativo mensal

Esse código também serve para estudantes, donas de casa e desempregados. A diferença é que essa contribuição deve ser de 11% do salário mínimo.

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
Lorrayne Costa

Lorrayne Costa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 15:45

Obrigada Pammela.

Outra dúvida, se eu contribuir pelo individual depois pode gerar problemas com a previdência, no caso de eles quererem comprovação de renda né?

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 15:48

Lorrayne, não sei te afirmar isso.
O melhor é você ligar no 135 que eles te informam direitinho.

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: