x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.363

Atestado médico e auxílio doença

Evelyn

Evelyn

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 17:49

Boa tarde colegas!
Tenho a seguinte situação, um funcionário se machucou no curso das férias. O mesmo retornou hoje 14/03. O médico não atestou os dias por estar de férias. A partir de hoje 14/03 o mesmo possui um atestado de 15 dias. Retornaria no dia 29/03. Porém o mesmo tem consulta com o mesmo médico apenas no dia 03/04. Neste intervalo, entre os dias 29 até até 03/04. Caso o mesmo retorne a trabalhar, e o médico na consulta opte por mais dias de atestado pelo empregado ter trabalhado nestes dias, a contagem para fins de auxilio doença é somada dos 15 dias iniciais de atestado + os dias de atestado referente a consulta do dia 03 procedendo com pedido de auxilio doença OU, por este ter trabalhado digamos dia 29/03 automaticamente anula o atestado anterior e passa a contar a partir do dia 03/04 novamente 15 dias.

Visitante não registrado

há 8 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 18:24

Evelyn

O funcionário não pode retornar ao trabalho sem alta médica, como ele não possui a alta médica fica complicado ele retornar...

Deveria passar primeiro pelo médico e fazer exame de retorno... Ainda mais que esta a mais de 45 dias afastado, contando com as férias

Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 07:50

Bom Dia,
Pelo que eu entendi ele pegou somente 15 dias de atestado isso não impede de ele voltar a trabalhar já que e de responsabilidade da empresa pagar os 15 primeiros dias de atestado, caso ele pegue mais atestado no dia 03/04 ai sim vocês irão agendar a pericia para o mesmo e junto com requerimento vocês irão fazer uma declaração explicando que ele ficou de atestado por 15 dias e retornou a trabalhar alguns dias e pegou mais atestado, ja aconteceu casos assim comigo e eu fiz dessa forma e deu certo.

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"
Evelyn

Evelyn

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 08:06

Na verdade Gilberto Mendes, o fato ocorreu no gozo das férias, o médico não deu atestado até porque o mesmo estava de férias. Então como a empresa retornou em 15/03 o mesmo deu um atestado de 15 dias. Totalizando entre o fato ocorrido nas férias ( o mesmo se machucou) + o atestado uns 30 dias. Então, se o mesmo achar que está apto a retornar e após na consulta médica o médico resolver afastá-lo por mais uns dias junto ao inss é só apresentar uma declaração?

Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 08:24

Mas o atestado e de 15 dias ou e mais? o que você tem que verificar e se o atestado deu mais de 15 dias caso sim automaticamente tem que agendar a pericia, caso ainda não tenha ultrapassado o funcionario pode retornar e trabalhar normalmente e caso venha pegar mais algum atestado ai sim agende a pericia e faça a declaração explicando que o mesmo havia pegado 15 dias e retornou ao trabalho e pegou mais atestado e assim agendando a pericia.

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade