x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.986

Seguro Desemprego BLOQUEADO- CONTRIBUINTE INDIVIDUAL

EDUARDO DE JESUS MIRANDA

Eduardo de Jesus Miranda

Iniciante DIVISÃO 3 , Serralheiro
há 8 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 22:21

Olá a todos ,meu nome é Eduardo, sou serralheiro pago meu INSS desde 2008, com o código 1163 contribuinte individual, em janeiro de 2014 fui trabalhar numa empresa como empregado, em setembro de 2016 fui demitido,a empresa recolhia o meu INSS, só que ao mesmo tempo eu pagava sempre usando o código 1163, em outubro de 2016 dei entrada no seguro desemprego, onde pra minha surpresa fui informado que não tenho direito porque sou um contribuinte individual, o que quer dizer que tenho renda própria, e que para que eu tenha direito teria que ter recolhido pelo código 1473 contribuinte facultativo, voltei ao INSS e fiz a mudança de filiação de 1163 contribuinte individual para 1473 contribuinte facultativo, só que o ministério do trabalho alega que para que tenha direito a receber o seguro desemprego tenho que alterar os códigos de recolhimento retroativos, abraços.

Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 21 março 2017 | 07:30

Bom Dia,Eduardo
Acredito que você terá que ir em uma agencia do INSS e tentar alterar diretamente por lá, explique o fato ocorrido, o seguro desemprego tem um prazo de 120 dias para dar entrada.

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"
EDUARDO DE JESUS MIRANDA

Eduardo de Jesus Miranda

Iniciante DIVISÃO 3 , Serralheiro
há 8 anos Terça-Feira | 21 março 2017 | 17:37

Gilberto Mendes,já estive no INSS e eles já fizeram a alteração de código de 1163 que é contribuinte individual para 1473 que é contribuinte facultativo,isso em novembro de 2016, só que o ministério do trabalho quer que esta alteração seja feita também nos anos anteriores, desde que comecei a pagar em 2008, e isso o INSS alega que é impossível de ser feito.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade