x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 648

Retenção 11%

antonio carlos dudu da silva

Antonio Carlos Dudu da Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 14 julho 2009 | 16:24

Boa tarde,

Eu tenho um prestador de serviços autonomo(jardineiro). Cadastrado na Prefeitura Fco Rocha, porém presta serviços na capital/Sp.
Este recolhe inss com carnezinho(laranja).
O serviço dele tem um custo bruto de R$ 375,00/mês. atualmente estou retendo apenas 5% de Iss. devo tbém reter 11% além do que ele já paga mensalmente + 20% patronal?

Grato pela colaboração;

Dudu

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 16 julho 2009 | 21:30

Antonio, se o pagamento se dá pelo RPA, há retenção pelo tomador de 11% sobre o valor do serviço, e o tomador recolhe ao INSS 20% na GPS via GFIP, caso o tomador não seja optante pelo Simples.
Cabendo ao prestador complementar o que caberia de diferença para alcançar o teto de seu recolhimento para efeito de aposentadoria.
Creio ser assim.
Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade