x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 396

Seguro Desemprego

Alan

Alan

Iniciante DIVISÃO 1 , Agente Financeiro
há 8 anos Terça-Feira | 21 março 2017 | 18:48

Amigos, boa noite!

Estou com uma duvida cruel! Creio que possa ser a de outras pessoas também.

Ainda não consegui interpretar um dos requisitos para o recebimento do seguro desemprego. O de não ter recebido o benefício nos últimos 16 meses!

Bom, minha dúvida é seguinte; esses 16 meses contam apartir da data de solicitação do último seguro ou da data de recebimento da última parcela ?

Um exemplo:

Em 09/2015 dei entrada ao meu primeiro seguro desemprego, recebendo assim 5 parcelar, cuja a última foi paga em 02/2016. Voltei trabalhar em 04/2016 e agora em 03/2017 fui dispensado. Se o prazo de 16 meses contar apartir da solicitação tenho o direito novamente.

Alguém poderia me esclarecer essa dúvida ?

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 08:26

Alan, a principio é da entrada no seguro desemprego e não do ultimo recebimento, porém com total certeza apenas o próprio Ministério do Trabalho vai pode lhe informar se possui direito ou não de um novo benefício

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Leonardo Rocha Dantas

Leonardo Rocha Dantas

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 10:52

Bom dia Alan.
Entre um recebimento do seguro desemprego e outro o trabalhador deverá cumprir um período aquisitivo de 16 meses. ART. 4º Lei nº 7.998 DOU 12-1-90 O período aquisitivo é contado a partir da última rescisão que gerou seguro-desemprego. Assim, a partir da data da última dispensa que habilitar o trabalhador a receber o Seguro-Desemprego, deve-se contar os dezesseis meses que compõem o período aquisitivo. Apenas após estes 16 meses o trabalhador terá direito a receber novas parcelas de seguro-desemprego. Más aconselho você ir a uma agência do MTE para saber com mas certeza.

"Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade