Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 513

Afastamento Inss

Michele S. Ferreira

Michele S. Ferreira

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 27 março 2017 | 14:26

Boa Tarde

Tenho uma funcionária que está com afastamento há alguns meses.Porém durante esse tempo ela mudou de cidade e não temos contato algum, soubemos que ela está trabalhando sem registro.O afastamento está para acabar pois primeiramente foi negado ela recorreu e nos informou que o INSS acatou o pedido dela . Mas isso tudo via watsapp. Minhas dúvidas são as seguintes:
Caso ela não apareça após o término do afastamento posso demiti la?
É possível fazer alguma consulta no INSS a respeito do afastamento, por exemplo saber se ela realmente ainda está afastada ou não?
Temos certeza que mesmo após a data de volta ela não irá aparecer então preciso saber quais atitudes tomar desde já.

Isabela Gomes

Isabela Gomes

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 8 anos Segunda-Feira | 27 março 2017 | 14:37

Michele, boa tarde!

O afastamento dela é por qual motivo? Pois dependendo, há estabilidade. Vc deve se atentar a isso... Outra coisa, há como consultar através do 135. Informe o NIT dela, diga que é da empresa e que precisa saber até qdo vai o benefício, pois a funcionária "sumiu".

Qdo vc tiver a data do retorno dela, tem que verificar se ela vai entrar com pedido de prorrogação ou vai voltar a trabalhar.

Há vários detalhes que devem ser observados antes de qqr atitude precipitada.

A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido.

Visitante não registrado

há 8 anos Segunda-Feira | 27 março 2017 | 14:43

Michele S. Ferreira

A empresa não pode trabalhar com incertezas...

Ou você solicita as cartinhas do INSS, ou consulta pela empresa se existe algum benefício em andamento que pode ser feito por aqui:

clique aqui

Ou pelo 135, verificando se existe benefício, mas dai você só consegue consultar os benefícios, para consultar processos precisa de uma solicitação oficial ao INSS.

Eu sempre solicito que me enviem o número do benefício para que eu possa acompanhar...

Caso ela não esteja em benefício nem com processo em andamento, pode solicitar através de AR que a mesma se apresente na empresa, sob pena de rescisão por abandono de emprego ( mas isso depende de quando tempo se passou, pois pode ser configurado o perdão tácito caso faça mais que 30 dias que a mesma não compareça a empresa, e que a empresa não solicitou que a mesma retornasse as suas atividades).

A empresa pode solicitar que ela renove seus atestados, conforme os mesmos forem vencendo, ou que ela vá entregando as cartinhas do INSS, conforme forem vencendo os períodos.

Se a mesma não estiver com benefício da espécie B91. pode ser demitida normalmente após alta do INSS.

Michele S. Ferreira

Michele S. Ferreira

há 8 anos Terça-Feira | 28 março 2017 | 08:12

Bom Dia.

Obrigada pelas explicações, a mesma se afastou por problemas psicologicos no momento não me recordo o CID.
Farei isso vou consultar se ela está com beneficio ou não para só então depois tomarmos qualquer atitude.

Visitante não registrado

há 8 anos Terça-Feira | 28 março 2017 | 09:02

Heleno Nunes dos Santos

Se ela estiver realmnte afastada tudo bem, o problema é que muitos funcionários dizem que estão afastados, e na verdade sequer abriram um processo ou estão com a perícia marcada.

Michele S. Ferreira

Michele S. Ferreira

há 8 anos Terça-Feira | 28 março 2017 | 13:18

Boa Tarde

A questão não é desespero, acontece que temos informações que ela está trabalhando já em outro lugar á um tempo, e isso não é justo não é verdade.
O 'afastamento' vence agora dia 14, porém já tentamos vários contatos com ela e ela não dá nenhum sinal de que vai retornar com alguma resposta se volta ou nao volta. E mais uma coisa o afastamento dela é por problemas psicológicos e a empresa trabalha com medicamentos, não queremos ter uma funcionária correndo risco dentro da empresa.Quando foi contratada ninguém tinha ideia de tais problemas, ou seja, não é pelo dinheiro, ou etc e sim porque manter uma funcionária assim que além desses problemas é irresponsável pois antes do afastamento era falta em cima de falta, é um risco para a empresa não sabemos o que pode acontecer.Por isso queremos fazer tudo corretamente e sim quando ela voltar, não tendo a estabilidade, faremos dentro de todos os conformes trabalhistas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade