Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 872

Salário Substituiçao - quando e como pedir?

RICARDO LAMAZALEZ BRIDA

Ricardo Lamazalez Brida

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista
há 8 anos Domingo | 2 abril 2017 | 17:01

Boa Tarde

Preciso de uma ajuda sobre Salario Substituição
Trabalho em uma empresa desde 06/2006
Meu cargo sempre foi de Auxiliar até que em Agosto de 2014, o responsável do setor com cargo de Analista veio a entrar com pedido de aposentadoria por invalidez, onde foi concedida, mas o mesmo ainda consta no quadro de funcionários da empresa
Acontece que a partir dai, fiquei responsável pelo cargo dele e o meu e nada foi feito a respeito do salario e do cargo, pois a empresa que trabalho não tem politica de cargos e salários.
Sou o responsável pelo cargo e funções desde então.
Em Setembro de 2016 meu cargo, depois de muito pedir, foi transformado em Analista (somente o cargo, sem o salario que o responsável tinha).
Pergunta?
como e quando devo pedir?
posso pedir o salario substituição mesmo empregado?
existe algum tipo de estabilidade depois que vir a pedir a substituição?
Meu último salário em carteira é 3.700
salario que o responsável teria hoje, 7.900

Me ajudem a tirar esta dúvida.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 3 abril 2017 | 13:36

Ricardo, boa tarde.
Quando há uma alteração no cargo/função (promoção) sempre vem acompanhado de aumento salarial, onde consta na maioria das convenções coletiva de trabalho.
Com relação ao salário substituição você deve procurar seu superior, pelo que você passou o salario e praticamente o dobro, e isso nas maiorias das empresas e pela condição do pais e dificil, então sugiro a você que faça um acordo ficará bom a você e também a empresa.
Se você for solicitar essa equiparação na justiça durante a vigência do contrato, quem vai acabar sendo prejudicado e você mesmo que ganhe, isso porque após a conclusão da ação a empresa dificilmente ficará com você, e por isso que e bom conversar e chegar em um acordo antes da justiça, lembrando que vocé tem até dois anos para questionar na justiça do trabalho os ultimos cinco anos de trabalho, ok..
Consulte a convenção coletiva de trabalho para checar o percentual mínimo de aumento salarial no caso de promoção ou clausula de salario substituição.

Veja no link abaixo a materia

ultimainstancia.uol.com.br

No caso desse empregado que está afastado por motivo de APOSENTADORIA POR INVALIDEZ a legislação não permite que a empresa o dispensa, o contrato de trabalho fica suspenso, sendo que ele poderá retornar a qualquer momento, ok..

RICARDO LAMAZALEZ BRIDA

Ricardo Lamazalez Brida

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista
há 8 anos Sexta-Feira | 7 abril 2017 | 16:25

ok, mas eu tendo substituido em todo o serviço o funcionario aposentado por invalidez nao gera um direito a equiparaçao de salario? mesmo ele endo 30 anos de serviço e eu 10. afinal acabei fazendo tudo o que ele faz , ganhando quase metade do que ele ganha, sendo tambem que meu cargo só mudou a cerca de um ano, ate entao era auxiliar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade