x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 4.977

Mudança de Função ou Mudança de Nomenclatura

Camila

Camila

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 4 abril 2017 | 15:00

Pessoal, boa tarde!

Não tenho muita experiência na área e nenhum tipo de suporte. Preciso da ajuda de vocês!

Tenho alguns funcionários para fazer a mudança de função ou mudança de nomenclatura, mas não sei qual o mais correto a ser feito para evitar uma equiparação salarial.

A mudança de nomenclatura de um cargo deve ser aplicado algum tipo de reajuste salarial se os três cargos com nomenclaturas diferentes (Ajudante de Montagem, Montador I , Montador II) fazem as mesmas atividades?
Como devo interpretar a hierarquia dos cargos para criar um novo? Ex: Montador Junior...

Agradeço quem puder me ajudar.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 4 abril 2017 | 15:14

Camila

Se eles executam as mesmas atividades não tem motivo para criar novos cargos...

Essa divisão é feita quando existe diferença de conhecimento/experiencia de um cargo para outro, onde o Junior é alguém com pouca experiencia, logo salário menor e o Sênior é alguém com total conhecimento da função, logo salário maior.

Entendo que a nomenclatura da função não é tão decisivo nesse caso de equiparação salarial, visto que na prática eles executam as mesmas atividades e é isso que vale.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

Visitante não registrado

há 8 anos Terça-Feira | 4 abril 2017 | 15:28

Geralmente essas nomenclaturas com I, II, III, são utilizadas pelas empresas que possuem plano de cargos e salários.

Somente com um plano de cargos e salários, feito corretamente e seguindo todos os critérios é que se diminui a possibilidade de uma equiparação salarial.

Camila

Camila

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 4 abril 2017 | 15:38

Karina,

Na verdade tenho vários funcionários como Montador I e Montador II ganhando salários diferentes e ambas os dois cargos fazem as mesmas atividades. Visto que isso dá uma equiparação salarial.
Tentando fugir dessa situação, queria saber se o mais correto seria mudar as nomenclaturas de alguns, e se é devido o reajuste.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 5 abril 2017 | 10:23

Camila

Particularmente, vejo que não há o que ser feito para evitar isso, pois o que será analisado é a função realmente desempenhada e se a função é a mesma fica complicado pra empresa....

Por isso que toda empresa deve ter um plano de cargos e salários desenvolvido por alguém com conhecimento para tal, pois não é algo simples de fazer, exige uma análise minuciosa do processo de trabalho da empresa.

Sugiro que vc entre em contato com um advogado trabalhista e busque orientação.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade