Vagda Campos Silva
Bronze DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoalalguém poderia me dizer onde eu encontro uma tabela ou coisa do tipo para encontrar a porcentagem do "rat" e "outras ntidades" do inss????
desde já agradeço.
respostas 41
acessos 182.952
Vagda Campos Silva
Bronze DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoalalguém poderia me dizer onde eu encontro uma tabela ou coisa do tipo para encontrar a porcentagem do "rat" e "outras ntidades" do inss????
desde já agradeço.
Nilce Peres
Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)Vagda, veja a legislação na reportagem abaixo:
Conheça o conceito das nomenclaturas criadas pela Previdência Social.
As siglas SAT (Seguro de Acidente do Trabalho) e RAT (Risco Ambiental do Trabalho) foram criadas pela Previdência Social para denominar contribuições relacionadas aos riscos ambientais do trabalho.
SAT - Seguro de Acidente do Trabalho:
O SAT custeia a aposentadoria especial e todos os benefícios concedidos em razão do grau de incidência da incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho.
É devido de acordo com a classificação de atividade preponderante da empresa em atividade de risco leve, médio ou grave, que corresponde às atuais alíquotas de 1%, 2% ou 3% sobre toda a folha de pagamento.
Como o SAT custeia vários outros benefícios e não-somente o auxílio-acidente, sua nomenclatura está sendo utilizada de maneira indevida para representar os acréscimos que custeiam a aposentadoria especial. Para a alíquota adicional foi criada a nomenclatura RAT.
RAT - Risco Ambiental do Trabalho:
O RAT se refere à alíquota adicional do SAT e custeia a aposentadoria especial (em conjunto com parte do SAT). Essa alíquota deve ser informada no SEFIP.
É devido apenas sobre a remuneração do trabalhador sujeito a condições especiais, isto é, aquele que efetivamente está exposto a agentes nocivos, e corresponde às alíquotas de 12%, 9% ou 6%, conforme a atividade realizada que permita a aposentadoria especial aos 15, 20 ou 25 anos, respectivamente.
Exemplo: Alíquota RAT Empresa: 6%
Empregado que irá se aposentar com 25 anos de serviço.
Grau de risco SAT RAT Total
1 1% 6% 7%
2 2% 6% 8%
3 3% 6% 9%
Exemplo: Alíquota RAT Empresa: 9%
Empregado que irá se aposentar com 20 anos de serviço.
1 1% 9% 10%
2 2% 9% 11%
3 3% 9% 12%
Exemplo: Alíquota RAT Empresa: 12%
Empregado que irá se aposentar com 15 anos de serviço.
1 1% 12% 13%
2 2% 12% 14%
3 3% 12% 15%
Fundamentação Legal:
Lei nº 8.212/1991
Lei nº 8.213/1991
Medida Provisória nº 83/2002
Vagda Campos Silva
Bronze DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoalnilce,
gostaria de saber se existe uma tabela em que eu olhe esta aliquota pelo cnae fiscal, tentei achar no site da previdencia mas não achei nada a respeito.
desde já agradeço.
Nilce Peres
Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)Olá Vagda,
Eu não sei te dizer.
Peço que os colegas que estão lendo a mensagem nos ajude.
Atenciosamente,
NIlce
Franlley Gomes Belem
Prata DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeGalera, este site é show!!!
É só colocar o CNAE!!!
www.joaobatista.com.br
OUTRAS ENTIDADES
http://www.previdenciasocial.gov.br/AEPS2003/12_01_05_01.asp
Relação dos códigos FPAS segundo a atividade da empresa
www.mps.gov.br
Um abraço aos colegas.
Franlley Gomes
Nilce Peres
Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)Franlley,
Obrigada pela ajuda!
É bom poder contar com os colegas.
Atenciosamente,
Nilce
Dalva Esperandia Roxa Neves
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalOlá Franlley, bom dia
Tentei utilizar o site para descobrir a porcentagem do RAT, mas quando coloco o CNAE, aparece uma mensagem de invalido
Voce pode me ajudar ?
Atc
Dalva
Franlley Gomes Belem
Prata DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeOla,
este site abaixo está atualizado, mas vc terá q procurar!
http://www.dji.com.br/decretos/1999-003048/anexo_v.htm
Atenciosamente,
Sr. Franlley Gomes
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalMuito obrigado Sr. Franlley, a informação me ajudou muito
Bom final de semana
Dalva
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoalola pessoal bom dia
trabalho aqui no escritorio na area trabalhista e estou muito confusa com a questão do inss para os prestadores de serviços. por exemplo as auto escola, todas terão que pagar alem do inss descontado dos socios e funcionarios 20% sobre pro labore e 22% sobre a folha de pagamento? tambem tem a questão do faturamento para o enquadramento? por favor se alguem puder me ajudar agradecerei muito, pois ja me informei no crc e no iob mas os 2 órgãos não me esclareceram totalmente as duvidas.
obrigado pela atenção
Franlley Gomes Belem
Prata DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeOla,
Se a empresa (Auto Escola)estava enquadrada no Simples, e quando vc migrou para o Super Simples ela se enquadrou no Anexo 3, vc continua pagando da mesma forma como pagava antigamente, caso ela tenha caído no Anexo V, que não é o caso de Auto Escola, saiu na última resolução q agora não lembro o numero dizendo q Quem estava no simples nacional, no super simples não poderia ser prejudicado. Ou seja, muitas empresas prestadoras de serviço, nós próximos meses irão migrar para o Anexo 3;
O enquadramento e feito em cima dos últimos 12 meses, ou seja, para calcular o imposto deste mês vc terá q pegar o faturamento de agosto/2006 ATÉ julho/2007, feito esta soma, vc enquadra na tabela, que no seu caso será a Tabela 3.
Espero ter ajudado,
Atenciosamente,
Franlley Gomes
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalFranlley, muito obrigado, mais uma vez voce me ajudou muito, como disse anteriormente , minha área é trabalhista e fico meio atrapalhada quando envolve outra área.
Te desejo um ótimo fim de semana
Atc
Dalva
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalOlá pessoal boa tarde
Sempre utilizo o site para emitir carta de correção, mas nos 2 ultimos acessos, não consegui, escolher "Nossa nota fiscal", só da opção de sua nota fiscal. Como fazer para corrigiri quando é nossa nota fiscal?
Grata pela atenção
Dalva
Vandregesilo Carlos Fernandes
Prata DIVISÃO 2 , EconomistaOLÁ PESSOAL!
O FPAS referente a Reparação e Manutenção de Equipamentos Eletro-eletrônico seria o 507?
Não consegui encontra na tabela além desse!
Agradeço desde já a quem pode tirar essa dúvida!
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalSrs. bom dia
Estou precisando de ajuda em como obter modelo de fatura para exportação Invoice.
Alguem poderia me ajudar
Obrigado
Dalva
Nei Celso Guariza
Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)Tenho um produtor Rural que tambem tem empresa comercial (Posto de combustivel e transportadora) a minha duvida é com relação ao código de FPAS que eu devo utilizar na propriedade rural para recolhimento do inss dos funcionarios, uma vez que no codigo 604, exclui quem explora outra atividade economica
obrigado
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalSrs. bom dia
Estou com algumas duvidas ainda não esclarecidas a respeito da substituição tributária, por favor alguem poderia me ajudar?
Fabricante de peças para veiculos enquadrada no Simples, fazendo a venda para comerciante atacadista (RPA), que procedimento deve-se adotar para formação do valor do ICM SUBSTITUIÇÃO TRIBUTARIA?
Valor do sub-produto (Aquisição) R$ 1.351,00 (não houve creditos do ICMS que era de 18% e não teve IPI nas compras)
Valor da venda do produto R$ 4.550,00 - Qual o valor a ser destacado do ICM - SUBSTITUIÇÃO TRIBUTARIA
Qual o valor a ser recolhido pelo vendedor, sendo Empresa enquadrada no Simples Nacional
Desde já agradeço a colaboração
Dalva
Renato da Silva
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeOlá..
uma construtora no simples, recolhe RAT? E qual a alíquota? Pesquisei e não achei nada..
Abraços
Renato
Rafael Rornelles
Prata DIVISÃO 3 , Agente FinanceiroSe a empresa é optante pelo regime de tributação do SIMPLES NACIONAL, terá que ver em qual anexo ele se encaixa, se for no Anexo V não pois o valor que vc recolhe de SIMPLES engloba esse imposto.
Renato da Silva
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidadeela se enquadra no anexo IV.
Alcebíades da Rosa Schefer
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia,
Estou tentando acessar os sites abaixo e não estou conseguindo, poderia me informar se ele continua ativo, ou qual o caminho que devo utilizar para chegar até as tabelas,
OUTRAS ENTIDADES
http://www.previdenciasocial.gov.br/AEPS2003/12_01_05_01.asp
Relação dos códigos FPAS segundo a atividade da empresa
www.mps.gov.br
grato
Josias Verissimo de Medeiros
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Olá Pessoal!!!
estou tendo dificuldade quanto os valores de inss informado pelo meu sistema de folha de pagto. e o valor apresentado pelo sefip.
acontece que o valor apresenta pela sefip é menor que a guia informada pelo meu sistema.
qdo. imprimo a guia pelo meu sistema, o valor apresentado aparece o do profissional contabil e vlr. ref. a retirada de pro-labore do sócio da empresa, porém na GPS da sefip só aparece a do sócio.
a empresa esta pelo simples.
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tartde.
O link para descobrir o códido de Outras Entidades está quebrado.
Existe algum outro site que contenha esses códigos?
Preciso da atividade de transporte de cargas no momento.
Obrigado.
Franlley Gomes Belem
Prata DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeOlá,
Direto do site da Receita Federal
clique aqui
Outro para vc olhar
clique aqui
Espero ter ajudado, caso não, poste!
Atenciosamente,
Sr. Franlley Gomes
Lopes
Ouro DIVISÃO 1Preciso Saber os Percentuais de INSS-Patronal de uma empresa "Posto de Combustiveis"
Somente dos Funcionários Frentistas:
Meu Sistema de Folha de Pagamento Esta calculando da seguinte forma?
27% Patronal
5,8% Terceiros
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Ronaldo, se for Lucro Real, será o seguinte:
Empresa 20%
Terceiros 5,8%
SAT 1%
Total = 26,8%
O que estaria incluso neste 27% ???
Lopes
Ouro DIVISÃO 1 Boa tarde Ricardo, a empresa é Lucro Presumido
Concordo com os percentuais exposto por você, más:
Mesmo o cadastro da empresa estando OK, no sistema, ele saiu com esse total de percentual no INSS-Patronal,
Imagino pelo fato de ser posto de combustível, ter um percentual elevado de SAT RAT e outras
Elisabete Vitoriano Machado
Ouro DIVISÃO 2 , Não InformadoBoa tarde,
No forum tem um link oferecido nesta postagem pelo colega Higor que é bom para verificar o RAT, tambem outros para verificar a legislação.
Espero que ajude.
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Ronaldo, perdão por não citar Presumido no post anterior, mas a parte da empresa ainda continua 20%.
Agora, sobre o SAT de postos de combustível, tenho dúvida...
Eu também acho que é 3%, mas consultei um escritório aqui e eles recolhem 1%.
Lopes
Ouro DIVISÃO 1Boa tarde, Ricardo
Tem um Link acima da amiga Nilce Peres, que fala sobre ums percentuais diferenciados, creio que tem algo em relação a esse meu caso, mais não entendi direito, se alguém puder me explicar melhor.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade