FÓRUM CONTÁBEIS
DEPARTAMENTO PESSOAL E RH
respostas 5
acessos 13.396
Dependente do Imposto de Renda na Folha de Pagamento
Luzia Amaral
Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 5 abril 2017 | 16:27
Boa tarde, Tenho uma duvida com relaçao a inclusao de dependente do imposto de renda na folha de pagamento, se o filho pode entrar na dedução da folha de pagamento do pai e da mae, ou se deve seguir o mesmo criterio da DIRPF? ou seja so entra na dedução do imposto em um dos dois.
Kelly Bermond
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 5 abril 2017 | 16:51
Boa tarde, Luzia
Apenas no de um dos mesmos.
Att,
Kelly Bermond
Gisele
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 8 janeiro 2018 | 11:01
Colegas, bom dia!
Aproveitando a pergunta, existe base legal para que na Folha de Pagamento os dependentes constem no cálculo apenas de um dos cônjuges?
Já pesquisei bastante sobre e não consegui encontrar. Sei que na Declaração de IR o dependente só pode constar em uma declaração, mas para fins de cálculo de folha de pagamento não encontro amparo legal para dizer que não pode deduzir nos dois.
Alguém teria a base legal para me ajudar?
Muito Obrigada!
há 7 anos Segunda-Feira | 8 janeiro 2018 | 11:47
Gisele
IN RFB 1500
ART 90
§ 5º É vedada a dedução concomitante de um mesmo dependente na determinação da base de cálculo de mais de um contribuinte, exceto nos casos de alteração na relação de dependência no ano-calendário.
§ 7º Na DAA pode ser considerado dependente aquele que, no decorrer do ano-calendário, tenha sido dependente do outro cônjuge para fins do imposto mensal, observado o disposto no § 5º.
Tiago Sote Ribeiro
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 5 abril 2018 | 17:53
boa tarde,
uma pessoa tem um enteado que não consta na folha de pagamento como dependente, ela pode incluir este mesmo enteado como dependente na declaração do Ir?
Ligia Costa
Iniciante DIVISÃO 1 , Account Manager
há 7 anos Segunda-Feira | 16 abril 2018 | 12:07
Pessoal, boa tarde.
Gostaria de uma ajuda para identificar se posso colocar meus pais como dependentes.
Meu pai é aposentado mas ganha menos que o valor anual previsto (até R$ 22.847,00) e minha mãe é do lar, sem renda.
Meu pai declara minha mãe como dependente dele mas as despesas de plano de saúde dos dois são pagas por mim e pela minha irmã.
Podemos incluí-los como dependentes? Se sim, como? Apenas meu pai?
Como podemos declarar os gastos de plano de saúde da minha mãe?
Obrigada!