x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 7.582

Empregado x empresário - Seguro desemprego

almeida

Almeida

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 21:37

Boa noite,
Preciso de uma dica, pela experiência de vcs:
A pessoa abriu empresa agora, ele ainda está se desligando da empresa onde trabalhava.

A empresa dele está sem movimentação, não está retirando pro-labore.

Nesse caso será que ele consegue retirar o seguro desemprego?

Att

Alcir braz brighenti

Alcir Braz Brighenti

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 18 julho 2009 | 08:18

Almeida.

Seguro Desemprego é um beneficio criado pelo Governo para amparar o EMPREGADO e não ao EMPREGADOR. Abraços

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 15 anos Domingo | 19 julho 2009 | 00:12

Concordo com o ALcir mas também concordo com o Eduardo. Mas, com uma ressalva, eu acho que o PIS pode aparecer (não tenho certeza), embora, independente disto, deve o Almeida verificar quanto tempo se passou entre o desligamento do emprego e a data de estabelecer a empresa. Pode haver uma possibilidade, sim, dele conseguir pleitear o seguro, se foi sem justa causa, o tempo de trabalho etc. Atento que, mesmo atendendo todos os requisitos, não se sabe QUANDO irá receber o bendito "corinho de rato" do seguro, pois há muita gente aguardando uns 6 meses e ainda naaaaada!
Mas vale a pena tentar. Quem não morre, não vê Deus!!!!
Bom domingo à todos!!

Patricia

Patricia

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 15 anos Segunda-Feira | 20 julho 2009 | 09:05

Já vi casos que o empresário consegui receber as quotas de seguro desemprego, pois a empresa era abertura nova e ainda não estava tendo retirando pró-labore. No sistema do Ministério não tinha aparecido nenhum cadastro da empresa.

DALVA ESPERANDIA ROXA NEVES

Dalva Esperandia Roxa Neves

Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Pessoal
há 15 anos Segunda-Feira | 20 julho 2009 | 11:44

Tenho uma empresa com meu marido 50% da sociedade, desde 1986, mas não trabalho lá e nem faço retiradas de Pro Labore, sempre trabalhei com carteira assinada em outras empresas e sempre saquei o seguro desemprego sem problemas. Deve ser porque não retiro Pro Labore. Mas em todo caso sugiro que de entrada no seguro desemprego, pois o maximo que pode acontecer é voce receber um comunicado de que não tem direito.

Dalva

Editado por Dalva Esperandia Roxa Neves em 20 de julho de 2009 às 11:44:36

TIAGO José NOGUEIRA

Tiago José Nogueira

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 15 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2010 | 12:05

Referindo-se à situação do primeiro post, é até possível que o 'empresário' receba o seguro desemprego. Porém, considerando que, o seguro desemprego 'tem por finalidade promover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado, em virtude da dispensa sem justa causa' o referido empresário estaria virtuando um beneficio que na pratica não teria direito.

Outra coisa, se um fiscal confrontar a data da abertura da empresa dele com a data do pagamento do beneficio, ele perceberá que se trata de uma fraude.

Queiram dar atenção na 'Declaração' do formulário verde do Requerimento do Seguro-Desemprego.

"Se a oportunidade não bate, construa uma porta"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade