x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.271

Dúvida sobre Recolhimento de INSS

ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 20 julho 2009 | 11:32

Bom dia a todos,

Gostaria de tirar uma dúvida em relação ao recolhimento de INSS em empresas que foram constituídas, no entanto, ainda não emitem Nota Fiscal ou qualquer outro tipo de movimentação...

Há uma empresa que foi constituída, e está ATIVA desde Junho/2009, no entanto, ainda não têm movimentação contábil e fiscal...
Minha dúvida é se essa empresa por estar informada para a Receita como situação ativa têm de recolher o INSS sobre o Pró Labore dos sócios ou se terá de recolher somente quando houver algum tipo de movimentação??

Pois sempre considerei que a empresa quando está INATIVA não têm de recolher o INSS, no entanto, quando está com sua situação informada como ATIVA têm de recolher...os 11% sobre o Pro Labore...

Estou correta? Ou o recolhimento de INSS têm algum outro parâmetro para ser considerado??

Agradeço desde já!!

Anna Paula.

Tópico movido por Ricardo C. Gimenez para esta sala em 20 de julho de 2009 às 13:15:56.

Anna Paula
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 20 julho 2009 | 11:44

Anna Paula Correia

Se está havendo retirada de pro-labore ou se este pro-labore está sendo registrado como devido, voce tem que recolher não só os 11% mas tembem os 20% parte da empresa, como tambem o IRRF se houver.

Editado por M Messias Santos em 20 de julho de 2009 às 11:45:14

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

há 15 anos Segunda-Feira | 20 julho 2009 | 11:55

Então só tenho de recolher todos os impostos caso o Pro Labore esteja sendo gerado pelo Depto Pessoal??
Se não estiver sendo gerada a folha de pro labore não tenho essas obrigações, mesmo a empresa estando ATIVA para a Receita???

Ou só pelo fato da empresa ter sido constituída e estar ATIVA já a obriga a gerar a folha de Pro Labore e recolher todos os impostos??

Desde já agradeço!!

Anna Paula.

Editado por Anna Paula Correia em 20 de julho de 2009 às 11:56:51

Anna Paula
M Messias Santos

M Messias Santos

há 15 anos Segunda-Feira | 20 julho 2009 | 11:59

Anna Paula Correia

Não é bem assim. Se estiver sendo pago ou sendo contabilizado como devido.

Só sei que nada sei.
ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

há 15 anos Segunda-Feira | 20 julho 2009 | 12:12

Então somente se o Pro Labore estiver sendo pago e a folha gerada é que terei de recolher??

O fato da empresa estar Ativa não influencia na obrigação de gerar o Pro Labore e os impostos??

Entedi corretamente??

Obrigada.

Anna.

Anna Paula
M Messias Santos

M Messias Santos

há 15 anos Segunda-Feira | 20 julho 2009 | 12:22

Anna Paula Correia

Esqueça o fato da geração da Folha.
O pro-labore não é obrigado a retirada pelo sócio. Tem fiscal que acha que é obrigatório, mas eu não concordo haja vista que é um direito meu, constitucionalmente, posso abrir mão de meus direitos.

Veja o link abaixo creio que não haverá mais duvida.

http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=4124

Editado por M Messias Santos em 20 de julho de 2009 às 12:30:54

Só sei que nada sei.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade