x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 479

Vale Transporte

MARIA CAROLINA ALVES DOS SANTOS

Maria Carolina Alves dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 25 maio 2017 | 09:34

Bom dia.

Uma empresa que paga R$ 200,00 (por fora) como ajuda de custo. O funcionário é repositor e usa o valor para transporte de uma loja a outra.
Como poderia ser lançado esse valor? Posso fazer um recibo a parte e descontar os 6% como vale transporte?

desde já agradeço a atenção.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 25 maio 2017 | 09:50

Maria Carolina Alves dos Santos

A empresa não fornece o Vale Transporte?

Qual é o objetivo da empresa ao fornecer essa ajuda de custo?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Rogério Silva

Rogério Silva

Prata DIVISÃO 3
há 8 anos Quinta-Feira | 25 maio 2017 | 10:08

Por não se tratar de deslocamento Residência-Trabalho podemos entender que não poderia ser considerado vale-transporte. Então não desconta os 6%.

Eu sugiro o seguinte:

Lançar esses 200,00 como Adiantamento de Salário no holerite
Pagar 200,00 como Reembolso de despesas no holerite (sem natureza salarial)

Não vai mudar em nada o desembolso da empresa nem o valor para o funcionário, mas você regulariza esse "por fora".

SÉRGIO CAMPANHA
Articulista

Sérgio Campanha

Articulista , Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 25 maio 2017 | 10:20

Olá,

De fato, como exposto pelo colega Rogério Silva, nada tem a ver com o VT de um empregado esta "Despesa com Conduções", e não se trata tecnicamente de uma Ajuda de Custo ao empregado. A solução dada, inclusive, é uma ótima solução, e uma tradução do fato que de todo modo envolve a folha, se considerarmos o gasto a funcionário, e por outro lado, a meu ver, não é por fora. Mas, se tomarmos por base que se trata de uma Despesa com Condução, equivalente a um boy da empresa que vai retirar um processo no Fórum da cidade utilizando-se de ônibus e metrô, a fim, com fim, e destinado a realizar uma tarefa rotineira para a empresa, que a ele pessoalmente nada diz respeito, exceto, profissionalmente, eu faria um vale despesa interno para lançamento no Caixa da empresa (Ou caixinha do próprio departamento), algo que se faz normalmente para serviços externos relativos a pequenas despesas diárias por Caixa.

Fica assim outra sugestão.

Att.

SC

Sérgio Campanha

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade