x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.536

Sefip com ausencia de afastamento

FRANCISCO OLIVEIRA

Francisco Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 11:04

Prezados Senhores,

Apos a transmissao de uma Sefip, que continha apenas as informacoes de pro-labori, o contribuinte me comunica que o mesmo esta afastado devido a um cirurgia. Pergunto, neste caso, como eu ja havia enviados os dados da respectiva competencia atraves do Sefip e como ainda nao houve o recolhimento da Gps posso eu apenas enviar outra sefip contendo os dados do afastamento e pagamento da gps

Desde ja agradeco a atencao!

Marilene Ferraz Marcolino

Ouro DIVISÃO 1 , Gestor(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 11:47

Francisco

Voce vai refazer a folha, já que deverá constar seu afastamentoe voce pode reenviar a SEFIP contendo o código de afastamento que vai sobrepor a anterior.

E por não saber que era impossível, ela foi lá e fez...
FRANCISCO OLIVEIRA

Francisco Oliveira

há 15 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 12:04

Marilene,

Ai e que vem o problema, o afastamento de deu em 20/07/2009 e como os 15 primeiros dias quem paga e a empresa, o empresario nao pode dar entrada no inss devido ao fato de somente a partir do 16º ser possivel requerer o beneficio, ou seja, somente a partir de 04/08/09. Como posso ter certeza que a pericia ira conceder o auxilio se na verdade nao deu entrada ainda, mas como costumo gerar todas Sefips no fim do mes, nao terei a certeza na hora de fazer a infomacao de afastemento agora.

Grato.

há 15 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 12:20

Se ele se afastou no dia 20/07 em decorrencia de uma cirurgia ele tem laudo e/ou atestado médico, logo até o final de julho a empresa pagaria de qualquer forma seu pró labore integralmente, sem prejuizo ao seu fechamento e o retorno do afastamento pelo INSS.
Fique tranquilo. Mas o afastamento tem de ser informado de qualquer forma na SEFIP, verifique o que diz o atestado, pois ou é inferior ou superior a 15 dias, é isso que vai te direcionar quanto a informação.;
No caso de cirurgia é dificil pedidos indefiridos.

FRANCISCO OLIVEIRA

Francisco Oliveira

há 15 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 12:31

Neste caso, como o atestado medico e de 90 dias, eu informo o afastamento em 19/07/09 com o cod P1 (afastamento superior a 15 dias) e caso seja indeferido o beneficio pela pericia, eu informaria na comp. 08/2009 o seu retorno?

Essa duvida veio com a experessao;
{Observe que ele tem que se afastar junto ao INSS, caso contrário não adianta.}

Grato

há 15 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 13:09

Exatamente Francisco.
Uma vez deferido o pedido de afastamento, voce deverá continuar a elaborar a folha de pagamento onde conste auxilio doença, pois os valores para recebimento deverá ser pago diretamente pelo INSS, logo não vai gerar GPS, porém é obrigatório fazer os procedimentos todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade