x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.026

Férias com período aquisitivo anterior

JULIANA SILVA DOS SANTOS

Juliana Silva dos Santos

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Sábado | 3 junho 2017 | 10:35

Bom dia pessoal!

Alguém poderia me orientar na seguinte situação?

Uma empresa contratou o funcionário em 07/2012, no livro entregue pelo antigo escritório não constavam férias vencidas, e a última férias tirada pelo funcionário foi em 02/2017 com o período aquisitivo 2015/2016, gerada ainda pela antiga contabilidade. Pois bem, o funcionário entra em contato afirmando que possui férias vencida no período de 2014/2015, de fato não encontrei nenhum recibo de férias no arquivo da empresa referente a esse período aquisitivo e a antiga contabilidade se recusa a passar essa informação. Se eu gerar férias referente a 2014/2015 ela sairá em dobro pelo fato de ter ultrapassado a data limite de concessão de férias. Eu já tinha informado a movimentação de funcionário referente a férias no meu sistema, inclusive já tinha preenchido as férias de 2014/2015 ( de acordo com o que estava no livro de registro entregue ), porém, agora o meu sistema não permite excluir a informação desse período para que possa ser gerado as férias corretamente.

O que devo fazer nesses casos?

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Sábado | 3 junho 2017 | 10:42

Olá, Juliana Silva dos Santos

Verifique com o suporte do seu sistema, até onde conheço, deve haver uma opção para resolver uma situação assim. Já aconteceu comigo e só consegui fazer alterações assim entrando em contato com o suporte do sistema.

Espero ter ajudado

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
JULIANA SILVA DOS SANTOS

Juliana Silva dos Santos

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Sábado | 3 junho 2017 | 10:49

Cláudio, eu até conseguiria excluir, mas primeiro ele pede pra excluir as folhas geradas para as competências de 02/2017 até 05/2017, ou no caso, eu excluindo as férias geradas em 2015/2016 eu consigo excluir a de 2014/2015. Você saberia me informar se esses procedimentos estariam corretos?
Outra coisa, a antiga contabilidade não deveria ter gerado primeiro as férias mais antigas pra só depois gerar a de 2015/2016? A empresa agora vai ser obrigada a pagar as férias em dobro por conta desse equivoco?

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Sábado | 3 junho 2017 | 11:01

Olá, Juliana Silva dos Santos

Você está com uma situação bem complicada em mãos.

O fato de você excluir as folhas, não está errado, mas te dará um trabalhão, só que em recalcular, você deve observar se vai ficar correto no sistema para a geração das próximas férias.

O correto é sim a contabilidade antiga ter feito o cálculo mais antigo primeiro, infelizmente como você já mencionou antes, se não está conseguindo informações com a antiga contabilidade, isso atrapalha ainda mais teu trabalho.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Sábado | 3 junho 2017 | 11:27

Juliana, bom dia.
E como diz o colega - Claudio, você precisa verificar com o suporte da folha, o sistema TEM QUE DEIXAR a empresa calcular qualquer tipo aquisitivo de férias, não importando a sequencia.
Não sou favorável em excluir folha de pagto, isso porque vai dar uma dor de cabeça muito grande depois, (auditoria, fiscalização, etc...) eles irão questionar.

Você poderia verificar também nas folhas de pagto desde a admissão dele para ver se tem lançamento de férias ou na ficha financeira, na propria Rais, Dirf.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade