Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 2.042

INSS RPA Autônomo

Ricardo Azevedo

Ricardo Azevedo

Bronze DIVISÃO 2 , Diretor(a) Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 17:53

Boa tarde!

No caso de um autônomo que tem seu INSS recolhido através de RPA emitido pela empresa, há a possibilidade de recolher um complemento de 9% para ter a opção de se aposentar também por tempo de contribuição?

Liguei no 135 da Previdência e a atendente me informou que os 11% é porque a empresa recolhe sobre a cota patronal, porém para o INSS é caracterizado como 20%, dando as duas opções de aposentadoria quando do momento de sua aquisição.

Alguém já se informou a respeito e poderia compartilhar da situação por favor, obrigada.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 07:49

Ricardo, bom dia.
Sim, respeitando o teto do salario de contribuição, ou seja, deverá somar o salario de contribuição da RPA e deduzir o teto do salario de contribuição previdenciário, e recolher 20% dessa diferença.

Ricardo, correto seria ele consultar diretamente o INSS para que não venha ter problema no futuro

RODRIGO VERISSIMO FERREIRA

Rodrigo Verissimo Ferreira

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 17 outubro 2017 | 11:06

Carlos Alberto dos Santos

Bom dia

Estou fazendo uma RPA, porem o mesmo me informou que já houve o recolhimento em uma outra nota emitida para outra empresa.

devo fazer a retenção do INSS assim mesmo, ou não?

obrigado.

Rodrigo Verissimo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade